Fichamento do livro o que é sociologia

Páginas: 12 (2863 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Martins, Carlos (1994) “O que é sociologia”, 38ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense.


Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico, que vinha se constituindo desde Copérnico, passa a cobrir, com a sociologia, uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social. (MARTINS,1994, p.5).

“O surgimento [...] coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.” (MARTINS, 1994, p.5).

A dupla revolução que este século testemunha - a industrial e a francesa - constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista. A palavra sociologia apareceria somenteum século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível. (MARTINS, 1994, p.5).

Num período de oitenta anos, ou seja, entre 1780 e 1860, a Inglaterra havia mudado de forma marcante a sua fisionomia. País com pequenas cidades, com uma população rural dispersa, passou a comportar enormes cidades, nas quais seconcentravam suas nascentes indústrias, que espalharam produtos para o mundo inteiro. Tais modificações não poderiam deixar de produzir novas realidades para os homens dessa época. (MARTINS, 1994, p.6).

As conseqüências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, doinfanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população etc. (MARTINS, 1994, p.7).

“É evidente que a situação de miséria também atingia o campo, principalmente os trabalhadores assalariados, mas o seu epicentro ficava, sem dúvida, nas cidades industriais.” (MARTINS, 1994, p.7).

“[...] uma classe específica, a classe operária, comconsciência de seus interesses, começava a organizar-se para enfrentar os proprietários dos instrumentos de trabalho.” (MARTINS, 1994, p.7).

A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, osurgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc. (MARTINS, 1994, p.8).

“O pensamento filosófico do século XVII contribuiu para popularizar os avanços do pensamento científico.” (MARTINS, 1994, p.9).

“Para Francis Bacon (1561 - 1626), [...] o novo método de conhecimento, baseado na observação e na experimentação, ampliariainfinitamente o poder do homem e deveria ser estendido e aplicado ao estudo da sociedade.” (MARTINS, 1994, p.9).

Se no século XVIII os dados estatísticos voavam indicando uma produtividade antes desconhecida, o pensamento social deste período também realizava seus vôos rumo a novas descobertas. [...] Data também dessa época a disposição de tratar a sociedade a partir do estudo de seus grupos e não dosindivíduos isolados. (MARTINS, 1994, p.10).

O visível progresso das formas de pensar, fruto das novas maneiras de produzir e viver, contribuía para afastar interpretações baseadas em superstições e crenças infundadas, assim como abria um espaço para a constituição de um saber sobre os fenômenos histórico-sociais. (MARTINS, 1994, p.12).

O "homem comum" dessa época também deixava, cada vez mais,de encarar as instituições sociais, as normas, como fenômenos sagrados e imutáveis, submetidos a forças sobrenaturais, passando a percebê-las como produtos da atividade humana, portanto passíveis de serem conhecidas e transformadas. (MARTINS, 1994, p.12).

A investida da burguesia rumo ao poder, sucedeu-se uma liquidação 13 sistemática do velho regime. A revolução ainda não completara um ano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fichamento do livro oque é sociologia
  • Fichamento do livro sociologia da eduçao
  • Fichamento do livro: O que é sociologia
  • Fichamento do livro
  • Fichamento do livro O que é Sociologia?
  • Fichamento comentado do livro: O que é sociologia ?
  • FICHAMENTO DO LIVRO “INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA”
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!