Fichamento do livro “O que é educação?” (Carlos Rodrigues Brandão).

Páginas: 9 (2104 palavras) Publicado: 25 de janeiro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

PEDAGOGIA MATUTINO

1º Período


Nome: Beatriz



Fichamento do livro “O que é educação?” (Carlos Rodrigues Brandão).



EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO.

“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, paraaprender – e – ensinar”. (p. 07)

“Existe a educação de cada categoria de sujeitos de um povo; ela existe em cada povo, ou entre povos que se encontram”. (p. 09)

“A educação pode existir livre e, entre todos, pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum, como saber, como idéia, como crença, aquilo que é comunitário como bem, como trabalho ou como vida”. (p. 10)

“Oeducador imagina que serve ao saber e a quem ensina, mas, na verdade, ele pode estar servindo a quem o constituiu professor”... (p. 11)

“A educação existe no imaginário das pessoas e na ideologia dos grupos sociais e, ali, sempre se espera, de dentro, ou sempre se diz”. (p.12)


QUANDO A ESCOLA É ALDEIA.

“A educação existe onde não há a escola e por toda parte podem haver redes e estruturassociais de transferência de saber de uma geração a outra, onde ainda não foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado. (p. 13)

“Na espécie humana a educação não continua apenas o trabalho da vida. Ela se instala dentro de um domínio propria­mente humano de trocas: de símbolos, de inten­ções, de padrões de cultura e de relações de poder”. (p.14)

“Quando osantropólogos pouco falam em educação, eles pouco querem falar de processos formalizados de ensino”. (p.17)

“A criança vê, entende, imita e aprende com a sabedoria que existe no próprio gesto de fazer a coisa”. (p. 18­)

"Onde é necessário aprender habilidades especiais as crianças estão em regra gerais ansiosas por saber o que os seus pais conhecem”. (p. 19)

“Esparra­madas pelos cantos docotidiano, todas as situações entre pessoas, e entre pessoas e a natureza — situações sempre mediadas pelas regras, símbolos e valores da cultura do grupo — têm, em menor ou maior escala a sua dimensão pedagógica”. (p. 20)

“De duas tribos vizinhas de pastores do deserto, é possível que se dê franca importância a um artifício pedagógico, em uma delas, como o castigo corporal, por exem­plo, ou aatemorização de crianças, e ele seja simplesmente rejeitado na outra”. (p. 22)

“O que vimos acontecer até aqui, formas vivas e comunitárias de ensinar-e-aprender, tem sido chamado com vários nomes”. (p. 23)

“Intenções, por exemplo, de aos poucos "modelar" a criança, para conduzi-la a ser o "modelo" social de adoles­cente e, ao adolescente, para torná-lo mais adiante um jovem e, depois, um adulto”.(p. 24)
“O ensino formal é o momento em que a educação se sujeita à pedagogia (a teoria da educação), cria situações próprias para o seu exercício, produz os seus métodos, estabelece suas regras e tempos, e constitui executores especializados”. (p. 26)

ENTÃO, SURGE A ESCOLA.

“Então é o começo de quando a sociedade separa e aos poucos opõe: o que faz o que se sabe com o que se faz e o que sefaz com o que se sabe”. (p. 27)

“Em seu primeiro plano de separação - o mais universal — numa idade sempre próxima à da adolescência, meninos e meninas são isolados do resto da tribo”. (p.28)

“Divididos de acordo com seus grupos de idade (como em nossas "séries"), eles aprendem as crenças, as tradições e os costumes culturais da tribo, além do saber dos ofícios de guerra e paz”. (p. 29)“Se um menino demonstra talentos para o trabalho do fabrico de tecidos, de couro, para o exercício da dança, ou para os ofícios da medicina tribal, ele acrescenta estes treinos e estudos ao corpo comum do programa por que passa com todos os outros companheiros de idade”. (p.30)

“Em todos os cantos do mundo, primeiro a educação existe como um inventário amplo de relações interpessoais diretas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do livro o que é educação de carlos rodrigues brandão
  • Fichamento do livro o que é educação de carlos rodrigues brandão
  • Fichamento sobre o livro: o que é educação (carlos rodrigues brandão)
  • Fichamento do livro de carlos brandão "o que é educação
  • Fichamento de resumo descritivo sobre o livro "o que é educação" de carlos rodrigues brandão
  • Resumo Livro "O que é educação" de Carlos Rodrigues Brandão
  • Resenha do Livro O que é Educação Carlos Rodrigues Brandão
  • Resenha do livro "O que é educação" de Carlos Rodrigues Brandão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!