Fichamento do livro o que é a realidade

Páginas: 10 (2262 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
DUARTE JUNIOR, João Francisco. O que é realidade. São Paulo: Brasiliense, 2004. 10ª edição, 5ª reimpressão (1ª edição: 1984)

* Capítulo 1: “CAI NA REAL”
Resumo e citação:
Nesse primeiro capítulo, o autor começa dizendo que todas as pessoas falam que o conceito de realidade é muito óbvio, então conceituam dizendo que é como o mundo é, porém ao analisarmos as coisas, cada pessoa tem umponto de vista diferente para tudo. Muitas vezes, a profissão está bastante relacionada com o conceito que a pessoa tem sobre determinada coisa, por exemplo, um filósofo, um artista, um cientista, um religioso terão uma visão diferenciada sobre determinadas coisas, como o próprio autor fala, sobre a água, por exemplo, cada um vai ter um conceito.
O escritor acha mais apropriado dizer a palavrarealidades no plural, exatamente para mostrar esses diferentes conceitos sobre esse assunto tão polêmico. Ele comenta também que o homem cria o seu mundo, e conseqüentemente a sua realidade, ou seja, nós só observamos o que é melhor para nós e não pensamos no outro, como bem afirma Júnior (1984), no caso do rio, o pescador que mora na margem, tem uma visão diferente do peixe que vive nesse rio.Segundo João Francisco Duarte Júnior:
E o jardineiro, que a ela acorreu quando tratou de apagar um incêndio que irrompia no mato seco, nesse momento a percebia de forma diferente do menino que toda tarde se dirige ao regato para pescar alguns lambaris. E, inquirido, certamente um químico diria que a água daquele regato nada mais é do que H2O, ou seja, uma substância cujas moléculas são compostasde dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. (JÚNIOR, 1984, p.11)

Conclusão:

Segundo o autor, o mundo e a realidade desse mundo é diferente para cada pessoa, para cada ponto de visto, porque cada indivíduo cria o seu mundo e a sua realidade para esse mundo, nesse caso, cada um tem um conceito diferente para cada coisa do mundo.
Comentário:
Esse parágrafo foi interessante parapensarmos um pouco que cada pessoa realmente vê as coisas diferentes dos outros, e o que influencia bastante seria a profissão, porque cada um imagina a realidade de algo através daquilo que se acredita, e o que um cientista pensa pode não ser o mesmo de um religioso, enfim, foi bastante importante essa observação do autor, para podermos pensar um pouco sobre essas coisas.

Ideação:
Cada pessoatem a sua forma de pensar, nunca as pessoas vão ter o mesmo pensamento.

* Capítulo 2: "NO PRINCÍPIO ERA A PALAVRA”
Resumo e citação:
Já neste capítulo, o autor tenta conceituar o mundo. Então, faz uma certa comparação entre o ser humano e o animal, no qual o ser humano tem um mundo diferente do animal, porque o homem, tem o conhecimento de certas coisas, ou seja, para cada coisa, ele dáum nome, ele faz o uso da linguagem. Por mais que ele não conheça uma coisa, ele vai saber o que é se ele souber o nome, já o animal, só sabe do aqui e do agora, porque ele não tem esse raciocínio de linguagem, de saber o nome de cada coisa, por que ele vive em seu ambiente, diferentemente do homem, que vive em seu mundo.
Mas também não existe apenas o sistema lingüístico, porque dependendo dacultura de um povo, vai muito além da linguagem, e abrange também a parte da percepção, não apenas no sentido de compreensão, mas no sentido de ter uma percepção bem clara das coisa, onde podemos relacionamos a linguagem com os nossos sentidos, ou seja, o da visão, audição, olfação, gustação e tato. Porém, depende de cada região, de cada cultura.
Segundo exemplos do autor:
Certa tribo africanapossui, em seu vocabulário, em torno de cinqüenta maneiras diferentes de se afirmar que "fulano vem (ou está) andando". Cada uma dessas expressões descreve o jeito de a pessoa andar (balançando os braços, gingando os quadris, etc.). Desde criança o indivíduo tem a sua visão, a sua percepção de movimentos, treinada, já que precisa empregar corretamente a expressão verbal correspondente aos modos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento livro o que é realidade
  • fichamento do livro o que é realidade
  • fichamento do livro o que é realidade
  • Fichamento do livro "o que é realidade"
  • FICHAMENTO DO CAPÍTULO 4 DO LIVRO- O QUE É REALIDADE
  • o que é realidade
  • Fichamento O que e realidade
  • Livro o que é realidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!