fichamento do livro A cabeça bem-feita - Edgar Morin

Páginas: 6 (1294 palavras) Publicado: 18 de janeiro de 2015
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 20ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

Morin (2012, p. 13) – “[...] a hiperespecialização impede de ver o global (que ela fragmenta em parcelas), bem como o essencial (que ela dilui)”.
Morin (2012, p. 14) – “[...] a inteligência que só sabe separar fragmenta o complexo do mundo em pedaços separados,fraciona os problemas, unidimensionaliza o multidimensional. Atrofia as possibilidades de compreensão e de reflexão, eliminando assim as oportunidades de um julgamento corretivo ou de uma visão a longo prazo”.
Morin (2012, p. 16) – “[...] a aptidão para contextualizar e integrar é uma qualidade fundamental da mente humana, que precisa ser desenvolvida, e não atrofiada”.
Morin (2012, p. 16) – “Oconhecimento só é conhecimento enquanto organização, relacionado com as informações e inserido no contexto destas”.
Morin (2012, p. 17) – “[...] os conhecimentos fragmentados só servem para usos técnicos”.
Morin (2012, p. 18) – “o conhecimento deve ser permanentemente revisitado e revisado pelo pensamento”.
Morin (2012, p. 20) – “A reforma do ensino deve levar à reforma do pensamento, e a reforma dopensamento deve levar à reforma do ensino”.
Morin (2012, p. 21-22) – “[...] o desenvolvimento das aptidões gerais da mente permite o melhor desenvolvimento das competências particulares ou especializadas”.
Morin (2012, p. 22) – “O desenvolvimento da inteligência geral requer que seu exercício seja ligado à duvida, fermento de toda atividade critica [...]”.
Morin (2012, p. 24) – “Uma cabeçabem-feita é uma cabeça apta a organizar os conhecimentos e, com isso, evitar sua acumulação estéril”.
Morin (2012, p. 24) – “Todo conhecimento constitui, ao mesmo tempo, uma tradução e uma reconstrução, a partir de sinais, signos, símbolos, sob a forma de representações, ideias, teorias, discursos”.
Morin (2012, p. 36) – “[...] enólogo lhe perguntou o que um astrônomo via em seu copo de vinhoBordeaux, respondeu assim: vejo o nascimento do Universo, pois vejo as partículas que se formaram nele nos primeiro segundos. Vejo um sol anterior ao nosso, pois nosso átomos de carbono foram gerados no seio desse grande astro que explodiu. [...] vejo as primeiras células vivas, o desenvolvimento do mundo vegetal, a domesticação da vinha nos países mediterrâneos. [...] vejo toda a historia cósmica ehumana nesse copo de vinho, e também, é claro, toda a historia especifica do bordelês”.
Morin (2012, p. 37) – “Trazemos, dentro de nós o mundo físico, o mundo químico, o mundo vivo, e, ao mesmo tempo, deles estamos separados por nosso pensamento, nossa consciência, nossa cultura”.
Morin (2012, p. 37) – “Conhecer o humano não é separá-lo do Universo, mas situá-lo nele”.
Morin (2012, p. 38) –“Somos seres, simultaneamente, cósmicos, físicos, biológicos, culturais, cerebrais, espirituais [...]”
Morin (2012, p. 38) – “Nosso pensamento, nossa consciência, que nos fazem conhecer o mundo físico, dele nos distanciam ainda mais”.
Morin (2012, p. 40) – “A Terra não é a soma de um planeta físico, de uma biosfera e da humanidade. A Terra é a totalidade complexa físico-biológica-antropológica, ondea vida é uma emergência da historia da Terra, e o homem, uma emergência da historia da vida terrestre”.
Morin (2012, p. 40) – “O ser humano nos é revelado em sua complexidade: ser, ao mesmo tempo, totalmente biológico e totalmente cultural”.
Durkheim apud (Morin, 2012, p. 47) “[...] o objetivo da educação não é o de transmitir conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o de criar nele umestado interior e profundo, uma espécie de polaridade de espirito que o oriente em um sentido definido, não apenas durante a infância, mas por toda a vida”.
Morin (2012, p. 47) – “[...] ensinar a viver necessita não só dos conhecimentos, mas também da transformação, em seu próprio ser mental, do conhecimento adquirido em sapiência, e da incorporação dessa sapiência para toda a vida”.
Morin...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • Resumo do Livro de Edgar Morin " A Cabeça Bem Feita "
  • Edgar Morin cabeça bem feita
  • Edgar morin, a cabeça bem feita e bioética
  • Resumo A cabeça bem feita, de Edgar Morin
  • Resenha sobre alguns capitulos do livro "a cabeça bem feita" de edgar morin
  • RESENHA: A CABEÇA BEM-FEITA- Edgar Morin
  • Resumo de a cabeça bem feita – edgar morin

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!