FICHAMENTO DO LIVRO TEORIA DO CONHECIMENTO DE JOHANNES HESSEN

7454 palavras 30 páginas
Teoria do Conhecimento II

Fichamento do livro Teoria do Conhecimento de Johannes Hessen

Marcos Antonio Martins
Graduando em Filosofia
Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro – FSB/RJ

RIO DE JANEIRO
2013

Introdução
1.
A essência da filosofia
A teoria do conhecimento é uma disciplina filosófica. Para determinar seu lugar no conjunto da filosofia, devemos partir de uma definição da essência da filosofia. Como che gar, porém, a essa definição?
Primeiramente, poderíamos tentar obter uma defini ção da essência da filosofia a partir do significado da pa lavra. É evidente, porém, que esse significado etimológico da palavra "filosofia" é excessi vamente genérico para que dele derivemos uma definição da essência. Esse nos fornece o material com que podemos obter o conceito da essência da filosofia. Esses sistemas, portanto, pos suem o caráter da universalidade.
A atitude do filósofo com relação à totalidade dos objetos é uma atitude inte lectual, uma atitude do pensamento. Aparecem, portanto, as seguintes marcas da essência de toda filosofia: 1) a atitude em relação à totalidade dos objetos; 2) o caráter racional, cognoscitivo dessa atitude. Com isso, obtivemos um conceito da essência da filosofia que ainda é, decerto, puramente formal. Trata­se, portanto, de apreender em suas principais características a totalidade do desenvolvimento histórico da filosofia. Não sem justiça, Sócrates é chamado de criador da filosofia ocidental. Na época pós­aristotélica, com os estóicos e epicuristas, a filosofia torna­se novamente auto­reflexão do espírito. No começo da Idade Moderna, a filosofia envereda novamente pelo caminho da concepção aristotélica. A filosofia assume novamente o caráter de auto­reflexão, de visão de si do

Relacionados