Fichamento do livro pg.27 á 61.

Páginas: 13 (3146 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Antologia Ilustrada de Filosofia (pg.27-61).
Nicola,Ubaldo. A viagem em direção à verdade. São Paulo: Editor Globo, 2005.
O Problema pode-se distinguir o verdadeiro conhecimento da opinião? Em que condições se podem alcançar a verdade?
A Tese a alta densidade simbólica dificulta a interpretação do poema de Parmênides principalmente na primeira parte, dedicada a ilustrar por meio da metáforada viagem, o processo que conduz ao conhecimento. O percurso em direção a verdade inicia-se nas casas da Noite, o bairro popular da cidade de Eleia, símbolo da escuridão em que vive o homem que se deixa levar pelos sentidos. A viagem termina diante das portas do tempo, no interior do qual, depois de ali ser admitido com dificuldade Parmênides recebe a doutrina do Seria ideia central da suafilosofia diretamente da boca da deusa Necessidade. O sentido da metáfora é que a verdade não é alcançável por todos.

11- Os enganos do verbo Ser:
O Problema É possível formular em termos lógicos a ideia de verdade?
A Tese A revelação recebida por Parmênides consiste na doutrina do ser, sintetizada na célebre fórmula o ser é, o não ser não é. Toda a argumentação baseia-se na redução daontologia ( o estudo do ser) á linguística e , assim, a procura da realidade última do mundo coincide com a análise linguística do verbo ser. E enquanto aquilo-que-é pode ser dito–portanto, pensando-, aquilo-que–não é afasta-se por definição, de qualquer formulação linguística e intelectual . É impossível pensar o nada. No cotidiano, usamos o verbo ser de modo impróprio e acabamos por atribuirrealidade a condições de ausências, a coisas que não existem: a escuridão e o silêncio por, exemplo, são condições de não ser da luz e do som, portanto, pela lógica, não existem.

12- Homens com duas Cabeças:
O Problema O devir é pensável ?
A Tese Todas as vezes em que afirmamos uma negação, ou seja, a existência de uma condição de não ser, incorremos em um erro lógico. Por isso o devir, queHeráclito colocava como fundamento de toda realidade, não existe. Como passagem de uma condição de ser, toda mutação, qualquer que seja a sua espécie, é sempre pura aparência: a verdadeira estrutura do mundo consiste em um ser imutável e eterno.

Os homens que usam tanto o verbo
Ser quanto o não ser acaba por raciocinar com
Duas cabeças.
É necessário dizer e pensar que o ser é: defato, o ser é, o nada não é: te exorto a que consideres isso. E, portanto, desse caminho de busca te conservo distante, mas, depois, também daquele sobre o qual os mortais que nada sabem seguem vagando, homens de duas cabeças: de fato, é a incerteza que ao seu peito conduz uma desatinada mente.13- O olho que não vê
O Problema Real é o que é constatável pelos sentidos ou o que é demonstrável pela razão?
A Tese Os cinco sentidos parecem testemunhar a todo o momento a existência de muitas formas do devir: o movimento dos corpos, porexemplo, parece uma passagem de uma condição de estar (em um lugar) a uma de não-estar-mais. Cada transformação natural parece poder ser descrita como a passagem de um estado a outro; como, por exemplo, negar que a morte é um devir? Tudo isso, segundo Parmênides, não demostra absolutamente a existência do movimento e da morte, mas somente que os sentidos enganam. É verdade que a vida cotidiana requero uso dos órgãos dos sentidos, mas por meios deles não se chega á verdade. A razão, não o olho, vê o real.
Não julgues a doutrina do ser com base em sensação, mas, sim, com base na lógica racional.
Mas afastes desse caminho de busca o teu pensamento, nem o hábito, nascido de muitas experiências, a esse caminho te obrigues a mover o olho que não vê, o ouvido que ribomba e a língua, mas julgues...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do livro: Marcas e Sinalização, de Norberto Chamma (pg. 153
  • livro filosofando pg 297
  • Os 27 livros do novo testamento
  • Fichamento do Livro
  • Fichamento livro
  • Fichamento do Livro
  • Fichamento Do Livro
  • Fichamento Do Livro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!