Fichamento do livro “Introdução à Metapsicologia Freudiana” cap.3 Recalque

1128 palavras 5 páginas
Fichamento do livro “Introdução à Metapsicologia Freudiana”
Disciplina de Fenômenos Psicodinâmico I.

UFMS/CPAR

Capítulo 3
O recalque.

“O recalcamento é o pilar fundamental sobre o qual descansa o edifício da psicanálise. Se é verdadeiro que o recalcamento é um processo interno ao sujeito, é também verdadeiro que este processo se dá em decorrência da censura, da lei enquanto algo que é externo ao sujeito. Contudo, há uma diferença notável entre o modo segundo o qual uma proibição se exerce de forma direta e consciente, e outra em que ela se faz através da interiorização da instância censora, e num nível inconsciente.” (Pág. 165).

Johann Friedrich Herbart foi o autor que mais se aproximou do recalcamento freudiano. Ele concebia a representação como uma mônada dotada de vis activa, de uma força que a impele a autoconservar-se, porém nem todas as mônadas são dotadas de forças igualmente intensas. Nesse confronto entre as Vorstellungen pela autoconservação, uma pode ser recalcada ou inibida por outra, o que faz com que a representação recalcada permaneça inconsciente. A maior semelhança entre as concepções de Herbart e Freud é a tese de que as representações tornadas inconscientes por efeito do recalcamento não foram destruídas, mas, enquanto inconscientes, permaneceram lutando para se tornarem conscientes. (Pág. 166).

“No entanto, quaisquer que sejam as semelhanças apontadas pelos comentadores entre as teorias de Herbart e de Freud, devem ser consideradas como superficiais. A tese apresentada por Herbart, por mais que apresente pontos de semelhança com a teoria elaborada por Freud, difere em alguns aspectos essências e suficientemente importantes para tornar irredutíveis, uma à outra, duas teorias. Permanece o fato de que Herbart não fez do recalcamento o processo responsável pela clivagem do psiquismo em duas instâncias distintas – os sitemas Ics e o Pcs/Cs – assim como tampouco propôs estruturas e leis de funcionamento diferentes para cada uma

Relacionados

  • Diálogos Possíveis
    81426 palavras | 326 páginas