Fichamento do livro formação de professores: pensar e fazer

Páginas: 10 (2399 palavras) Publicado: 22 de junho de 2011
FACULDADE ANCHIETA

VALDEC ROMERO CASTELO BRANCO

Atividade desenvolvida na disciplina Gestão de Sala de Aula apresentado no curso de pós-graduação como pré-requisito parcial para a obtenção do título de especialista em Docência do Ensino Básico e Superior sob a orientação da Profª Ms. Elizabeth Freitas.

São Bernardo do Campo2008

FICHAMENTO DO LIVRO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PENSARE FAZER

Trabalhadores sem trabalho e seus professores: um desafio para a formação docente. Célia Frazão Soares Linhares. Texto 1/Ficha 1
LINHARES, Célia F. S. et. al. Formação de professores: pensar e fazer. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Nesse trabalho a autora inicia o texto tratando do antagonismo entre escola e trabalho, revela a multiplicação dos trabalhadores semtrabalho, dos estudantes sem estudo, dos cidadãos sem cidadania. Discute a escola para trabalhadores: exclusão por inclusão, tratando da questão da desapropriação do espaço escolar, quem são os trabalhadores a quem se refere? Quem são os trabalhadores pesquisados? A escola: um sonho fascinante, mas distante do trabalhador. Quem são os culpados pelo fracasso da escola. Alternativas para uma escola para otrabalhador. Na conclusão mostra a importância do questionamento e como romper a exclusão de sujeitos dentro da escola pública.
“O capitalismo produziu, historicamente, no Brasil, como na maioria dos países do Terceiro Mundo, um antagonismo entre escola e trabalho e avança atualmente, verticalizando exclusões múltiplas que, na instituição escolar, vêm sendo camufladas como formas de ‘inclusão’.”p. 9.

“As escolas públicas noturnas pesquisadas – localizadas em pontos centrais das cidades do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo – têm em comum a condição precária de manutenção do seu prédio escolar, com graves deficiências de conservação, sobretudo nos banheiros, ........” p. 13.

“Definimos como sendo trabalhadores , no âmbito da presente pesquisa, ‘aqueles que dispõem, para garantira sua existência, da venda de sua força de trabalho’ (Frigotto, 1988:27).” p. 15.

“Os alunos dos cursos noturnos são efetivamente jovens. A maioria tem de 14 a 19 anos e em mais de 90% dos casos ainda não tem folhos.” p.21.

“Encontramos uma grande maioria de alunos ‘magnetizados’ por uma escola idealizada, com poderes ‘extraterrestres’, capaz de transformar os burros em inteligentes, ossubaltenizados em cidadãos capacitados para a cobrança e o usufruto dos seus direitos, os silenciados e emudecidos em pessoas aptas a se comunicar de maneira elegante, os desajeitados e malamados em jovens enamorados que preparam seu futuro com a expectativa de melhores empregos.” p. 24.

“Os primeiros culpados apontados nas respostas foram os próprios trabalhadores: alunos e professores,responsabilizados pessoalmente e punido enquanto classe.” p. 30.

“Houve quem apontasse como alternativa para uma boa escolarização a escola particular, concluindo: ‘Pena que eu não possa pagar’. Outros afirmam a ausência de utopias e desejos, respondendo: ‘esta mesma, como está. Ou, ainda, ‘nenhuma’.” p. 32.
“Como romper a exclusão de sujeitos dentro da escola pública? Para que prepararmos osprofessores? Para submeterem-se à lógica da exclusão? É possível melhorar a formação de professores desligada da realidade escolar, dos conflitos econômicos e sociais, da crise da cultura, das demarcações político-ideológicas do Estado?” p. 34.
Biblioteca Particular

A formação de professores e o aluno das camadas populares: subsídios para debate. Antônio Flávio Barbosa Moreira.Texto 2/Ficha 2
LINHARES, Célia F. S. et. al. Formação de professores: pensar e fazer. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
O autor destaca inicialmente a dificuldade sentida pelo professor da escola pública para ensinar alunos oriundos das camadas populares, um dos fatores que contribuem para os altos índices de evasão e repetência nas escolas públicas. Trata da questão do etnocentrismo e como os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento : Formação de Professores
  • Formação de professores /pensar e fazer
  • Saberes e fazeres da formação de professores
  • A formação dos professores ensina o aluno a pensar?
  • Como fazer fichamento de texto ou livro
  • Fichamento do livro como fazer uma monografia
  • Fichamento do livro A Formação o do historiador
  • fichamento matafísica livro convite ao pensar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!