fichamento do livro do gombrich cap 5

Páginas: 4 (802 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
Capitulo 04 O IMPÉRIO DO BELO
“O grande despertar da arte para a liberdade tinha ocorrido nos cem anos entre, aproximadamente, 520 e 420 a. C. Em finas do século V a. C., os artistas já haviamadquirido plena consciência de seu poder e mestria, e o mesmo se passava com o público.(p.99)
Os artistas na época, a. C já tinham plena consciência de seu poder de passar através de sua arte osconceitos de liberdade, nessa época eram olhado e desprezado mais eles conseguiram despertar nas pessoas o interesse pela arte e seus estilos.
“O Partenon fora edificado no estilo dórico (p.83, Fig. 50),mas nos edifícios ulteriores da Acróple, foram introduzidos as formas do chamado estilo Jônico.”(p.99)
Os grandes artistas procuravam mesclar seus estilos, e formas usados em outras cidades como oestilo dório no Partenon procuram usar essas mesma formas em outras artes no estilo Jônico em Acrópole com a mesma graça e leveza na pintura e escultura.
“O maior artista desse século Praxíteles, erasobretudo célebre pelo fascínio de sua obra, a doçura e o caráter insinuante de suas criações.”(p.103)
Seu trabalho, mas famoso, cujo louvor foi cantado em muitos poemas, representava a deusa do amor, ajovem Afrodite entrando no seu banho.
“Na obra de Praxíteles, todos os vestígios de rigidez desaparecem. O deus ergue-se diante de nós numa postura descontraída que, contudo, não prejudica a suadignidade. Mas se meditarmos um pouco sobre o modo como Praxiteles obteve esse efeito, começaremos a entender que nem mesmo então fora esquecida a lição da arte antiga.(p.103)
Aqui Praxíteles, conseguida efeito de movimento em suas obras com isso ele quebra a rigidez fazendo desaparecer mais mesmo assim ele não esquece que aprendeu no passado e procurava mostrar um corpo humano perfeito e clarezaquerendo com isso da movimento nas suas estátuas mostrando ate ossos e músculos através de sua arte.
“Na época de Praxíteles, esse método produziu seus frutos mais maduros.”(p.105)
Pois com seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fichamento cap 5 historia da arte gombrich
  • Fichamento cap. 5 livro psicodiagnóstico, jurema cunha
  • Fichamento Em T Pico Do Cap Tulo 5 Do Livro
  • Fichamento em t pico do cap tulo 5 do livro
  • Fichamento do Livro libaneo Cap. 5 e 6
  • Fichamento Gombrich
  • Gombrich resumo dos romanos cap 5
  • Fichamento Cap 5

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!