Fichamento do livro discurso do método - rené descartes

Páginas: 5 (1112 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Fichamento do Livro Discurso do Método - René Descartes


Resumo:
O livro Discurso do Método – René Descartes – é dividido em seis partes nas quais o autor redige um guia para conduzir o pensamento humano baseado na experiência do autor e conduzido de forma matemática – para não haver a existência de dúvidas –além de expressar seus ideais e conceitos em relação ao conhecimento.
A primeira parte segue com o autor expressando suas considerações sobre a ciência em geral, com considerações a respeito do bom senso: discernir o verdadeiro do falso entre outros. Sua preocupação nessa parte é estabelecer conceitos sobre espírito, isto é, que ele não é melhor do que ninguém para impor seu método, masapenas propõe uma forma eficaz de adquirir e propagar conhecimento.
Na segunda parte o autor expõe as quatro regras básicas do método utilizado por ele para a prática científica. A primeira regra pode ser resumida em nunca aceitar algo como verdadeiro sem antes verificar sua procedência e se tiver algum vestígio de dúvida. Deve-se se aceitar somente o que é indubitável. A segunda regra instruia analisar e dividir o assunto em quantas vezes for necessário a fim de melhor solucioná-lo. A terceira regra fundamenta-se em conduzir a ordem dos pensamentos a partir dos mais simples aos mais complexos. E finalmente a quarta Regra cita que é necessário revisar as conclusões detalhadamente a fim de que nada seja omitido e que seja coerente.
A terceira parte traz justificações do método.Nela se tem o autor se baseando em sua moral provisória: as suas três ou quatro máximas. A primeira consiste em obedecer às leis e costumes de seus pais além de manter-se na religião a qual sempre seguiu, voltado no seu caminho pro conhecimento nas opiniões mais moderadas, fugindo dos excessos que geralmente não são seguidos pelos sensatos. A segunda consistia em ser o mais firme possível em suasações. Não ficar dando voltas, seguindo o mais reto possível para um mesmo lado e não mudá-lo por quaisquer motivos. A terceira máxima é de procurar sempre vencer a ele próprio do que ao destino, modificando antes seus desejos do que a ordem do mundo. Por fim ele acredita que tirando suas máximas, as opiniões restantes poderiam ser descartadas, já que poderiam atrapalhá-lo na sua busca peloconhecimento.
Na quarta parte ele expõe sua crença em Deus e na alma humana e fundamenta isso cientificamente de acordo com as suas concepções. Nessa parte expõe seu conceito de metafísica envolvendo considerações a respeito de ciência. Chega à conclusão da alma ao examinar o pensar e a existência de Deus ao examinar a perfeição.
Na quinta parte Descartes aplica e exemplifica seu método namedicina e faz considerações sobre a alma humana. Explica o funcionamento do coração de mamíferos e a diferença entre homens e animais.
Finalmente na sexta e última parte Descartes explica as razões que o levaram a desenvolver e escrever o tratado e detém-se naquilo que é exigido para se desenvolver a pesquisa da natureza além do que é essencial para o progresso do conhecimento.

Citações:
“O bomsenso é, das coisas do mundo, a mais bem dividida, pois cada qual julga estar tão bem dotado dele, que mesmo os mais difíceis de contentar-se em outras coisas não costumam desejar tê-lo mais do que têm.” (p.21)
A diversidade das nossas opiniões não provém do fato de uns serem mais racionais do que outros, mas tão somente em razão de conduzirmos o nosso pensamento por diferentes caminhos e nãoconsideramos as mesmas coisas. (p.21)
“O mundo é composto quase que exclusivamente de duas espécies de espírito, as quais isso está longe de convir. A saber, os que, julgando-se mais capazes do que são, só podem ter juízos precipitados, sem possuírem a paciência suficiente para conduzir com ordem todos os seus pensamentos, de forma que, se tivessem tido a liberdade de duvidar dos princípios que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • resumo do livro Discurso Sobre o Método de René Descartes
  • DISCURSO DO MÉTODO
  • Discurso do Método- DESCARTES, René.
  • DESCARTES, RENE. Discurso do Metodo.
  • René Descartes, Discurso do método
  • Discurso do método, de rené descartes
  • Descartes, Rene

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!