FICHAMENTO DO LIVRO CONVITE A FILOSOFIA

Páginas: 18 (4332 palavras) Publicado: 11 de maio de 2015



FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
PSICOLOGIA- I SEMSTRE




Bárbara, Lucimara e Rízia





CONVITE A FILOSOFIA








Itabuna-BA
15 de Abril de 2013




BÁRBARA, LUCIMARA E RÍZIA







CONVITE A FILOSOFIA

Fichamento apresentado a Disciplina
METODOLOGIA DO TRABALHO
CIENTÍFICO do curso de PsicologiaDa Faculdade de Tecnologia e Ciencias, para
Obtenção de nota parcial.










Itabuna – BA
15 de Abril de 2013

Convite a filosofia
Para que filosofia?
1/13
Referência : CHAUÍ, Marilena de Souza. Para que filosofia? In: Convite a filosofia, São Paulo:
Ática, 2000, p.5-67

``A frase “ela ficoumaluca” contém essas mesmas crenças e mais uma: a de que Sabemos diferenciar razão de loucura e maluca é a pessoa que inventa uma Realidade existente só para ela´´(p.6)

``[...]acredita que existem relações de causa e efeito entre as coisas, que onde houver uma coisa certamente houve uma causa para ela, ou que essa coisa é causa de alguma outra[...]´´(p.6)

``Se, por exemplo, dissermos que “o sol émaior do que o vemos”, também Estamos acreditando que nossa percepção alcança as coisas de modos diferentes, ora tais como são em si mesmas, ora tais como nos aparecem[...]´´(p.6)

``[...] consideramos a mentira diferente do sonho, da loucura e do erro porque o sonhador, o louco e o que erra se iludem involuntariamente, enquanto o mentiroso decide voluntariamente deformar a realidade e osfatos´´ (p.7)

``[...}nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação tácita de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais, óbvias.´´(p.8)

``Ao tomar essa distância, estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos. Esse alguém estaria começando aadotar o que chamamos de atitude filosófica.´´(p.9)

``Assim, uma primeira resposta à pergunta “O que é Filosofia?” poderia ser: A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias[...]´´(p.9)


Convite a filosofia
Para que filosofia?
2/13
Referência : CHAUÍ, Marilena de Souza. Para que filosofia? In: Convite a filosofia, São Paulo:
Ática, 2000, p.5-67

“A primeira característicada atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido.´´(p.9)

``A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nósmesmos. ´´(p.9)

``A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico.´´(p.9)

``Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes: tudo isso não é ciência, são questões filosóficas.´´(p.11)

``Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo oumovimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo.´´(p.12)

´´[...}a atitude filosófica inicia-se indagando: O que é? Como é? Por que é?, dirigindo-se ao mundo que nos rodeia e aos seres humanos que nele vivem e com ele se relacionam. ´(p.13)

``Já a reflexão filosófica indaga: Por quê?, O quê?, Para quê?, dirigindo-se aopensamento, aos seres humanos no ato da reflexão. São perguntas sobre a capacidade e a finalidade humanas para conhecer e agir.´´(p.13)

``As indagações filosóficas se realizam de modo sistemático.´´(p.13)

Convite a filosofia
Para que filosofia?
3/13
Referência : CHAUÍ, Marilena de Souza. Para que filosofia? In: Convite a filosofia, São Paulo:
Ática, 2000, p.5-67

``Significa que a Filosofia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FICHAMENTO CONVITE À FILOSOFIA
  • convite a filosofia
  • Fichamento convite a filosofia
  • Fichamento Convite a Filosofia
  • Resenha do livro "Convite à Filosofia"
  • Resumo Livro Convite à filosofia
  • Síntese do livro Convite à Filosofia
  • Questões do livro Convite à Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!