Fichamento do livro Bety Coelho

593 palavras 3 páginas
FICHAMENTO DO LIVRO BETTY COELHO

FICHAMENTO BETTY COELHO

“FICHAMENTO DO LIVRO: ‘CONTAR HISTÓRIAS: UMA ARTE SEM IDADE”
Referência: Coelho, Betty. Contar história s: uma arte sem idade/ Maria Betty Coelho Da Silva. -10 Ed. São Paulo: Ática, 1999. 78 p.: Il. (Educação)
*Resumo
No livro de Betty Coelho percebemos que o ser humano, independente de sua idade e classe econômica têm interesse por histórias. A autora em sua primeira experiência em sala de aula contando história nos conta que percebeu o brilho nos olhos dos alunos ao ouvir os contos. Betty Coelho, ainda nos revela que a história para despertar interesse do ouvinte tem que levar algumas considerações, como: a história ser bem elaborada se é original, se demonstra riqueza de imaginação e se consegue agradar as crianças. (pag.14).
De acordo com o livro, ao contar uma história o narrador deve levar em consideração a idade da criança. As crianças pré-escolares de até 3 anos (pré-mágica) a história deve conter elementos como, bichinhos, brinquedos,seres da natureza (humanizados).Já as crianças de 3 a 6 anos (fase mágica),histórias de repetição e acumulativas (dona baratinha, a formiguinha e a neve etc.) e histórias de fadas. Crianças com idade de 7 anos (escolares), se interessam por histórias de crianças, animais e encantamentos, aventuras no ambiente próximo,família,comunidade e histórias de fadas. As histórias de fadas com o enredo mais elaborado e histórias humorísticas, devemos contar para as crianças de 8 anos .As crianças de 9 anos também gostam de histórias de fadas e histórias vinculadas à realidade. E as crianças de 10 anos em diante, se interessam por histórias de aventuras, narrativas de viagens, explorações, invenções, fábulas, mitos e lendas. (Pag.15).
De acordo com a autora, devemos escolher uma história, estudá-la e após algumas leituras, identificar seus elementos essenciais. São os seguintes os elementos essenciais de

Relacionados

  • arte de contar historias
    280 palavras | 2 páginas