Fichamento do livro ética geral e profissional

Páginas: 6 (1313 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
FASB - FACULDADE DO SUL DA BAHIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GAS NATURAL









FICHAMENTO DO LIVRO ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL











TEIXEIRA DE FREITAS
2011
DORYELLE TAYENE PORTELA LAGO



















FICHAMENTO DO LIVRO ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL






Trabalho referente à disciplinaÉtica Profissional do 6º período do curso de Petróleo e Gás Natural da Faculdade do Sul da Bahia – FASB/Campus II, sob a orientação do professor Joelson Pereira com a finalidade de adiquirir conhecimento e censo crítico através da leitura de um livro sobre o conteúdo da disciplina.





TEIXEIRA DE FREITAS
2011
NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. Revista dos Tribunais, SãoPaulo, 2009. p. 265 – 292.

[...] Esse sistema de relações de cooperação se coordena para atingir suas finalidades. As organizações que visam lucro são as empresas. As que não visam podem ser chamadas genericamente de associações. (ALONSO; LOPES; CASTRUCCI, 2006) (p.265)


[...] “A estrutura é o elemento do conceito de organização que confere a esta um propósito racional. Aestrutura consiste no modo como se relacionam entre si e com o meio social os vários elementos que intregam a organização. Este relacionamento implica uma divisão de tarefas entre os diversos membros da organização.” (CAUPERS, 1994) A estrutura é um elemento de tamanha importância que sobre ele Max Weber fez repousar a sua concepção de organização burocrática. As características básicas daorganização denominada burocrática são cinco: a) a divisão do trabalho entre os elementos da organização segundo o principio da especialização, por via da atribuição de competências diferenciadas; b)a hierarquia, representada graficamente por uma pirâmide; c) a regulamentação abstrata e formal das operações; d) a impessoalidade do relacionamento interorgânico; e e) a seleção do pessoal de acordo comcritérios de capacidade técnica e a sua progressão profissional segundo o mérito e a antiguidade. (WEBER,1984) (p.265 e 266)

[...] “Os cidadãos do século XIX, formalmente livres e iguais, deram lugar, no século XX, a uma variedade de ‘espécies’ substancialmente desiguais: os trabalhadores subordinados, os consumidores, os moradores, os pequenos empresários, os trabalhadores independentes entre outros[...] todos com as suas associações de interesses, os seus grupos de pressão” (CAUPERS, 1994) (p.266)

Todo o sub-capítulo fala da diferença de comportamento dos grupos em relação à empresa e corporação. Fala também da evolução desse comportamento ao decorrer dos séculos, mostra como os seus (em grupo) são definidos tendo relação com as suas necessidades.
Ex.: Se quer visar o lucro ou serviçoscomunitário.

[...] Se a política se envolve na interminável discussão entre o Estado mínimo e Estado intervencionista, o caminho da empresa é o da eficiência. (NALINI, 2009) (p.266)


[...] Grupos antagônicos não chegam a um acordo: Movimento dos sem terra-MST e ruralistas; usineiros e colhedores de cana; ambientalistas e grileiros; índios e mineradores. Arelação poderia continuar ao infinito. (NALINI, 2009) (p.266)


Uma empresa organizada resulta na eficiência. Segundo NALINI, o governo poderia funcionar como empresa. Os conflitos que ocorrem entre esquerda e direita quando trabalham juntos, provoca uma desordem no funcionamento da instituição não tem como reunir um grupo de interesses em comum quando o assunto em foco é o comportamentopolítico. Enquanto esse lado se encontra com conflitos contínuos, empresas se desenvolvem e crescem. De fato que o interesse comum dentro das organizações é que vão definir o andamento e desenvolvimento de tal.

[...] “Sociólogos e economistas, cientistas políticos e juristas concordam sobre o fato de que o processo de industrialização das sociedades tenha aumentado enormemente as tarefas do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica Geral e Profissional
  • Ética geral e profissional
  • ética geral e profissional
  • Ética geral e profissional do contabilista
  • ética geral e profissional
  • etica geral e profissional
  • Ética geral e profissional
  • Ética geral e profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!