Fichamento do filme "le boit au vent"

564 palavras 3 páginas
“Le Boite au Vent: La rectorat de la Martinique (A caixa de vento: O reitorado de Martinica)”.Copan, Richard e Stan, Neuman.
Série Architecturas, Eurochannel.

PALAVRAS-CHAVE a) Vento b) Conforto c) Máquina d) Circulação e) Climatização

RESUMO:

O edifício projetado pelo arquiteto Christian Hauvette em 1993 na ilha de Martinica, localizada no caribe, acabou sendo mais do que o prédio de escritórios de reitoria que o programa ditava, pode ser visto como um grande exemplo de arquitetura que busca usar ventilação e iluminação naturais na maior quantidade possível.
O edifício conseguiu ser vitorioso em sua proposta de utilizar ventilação 100% natural ao voltar sua face curva contra os ventos alísios, já que a forma foi toda pensada em prol disso, pelas áreas de circulação e de passagem dos ventos serem comuns, a utilização de quebra-sóis por toda a fachada, protegendo não só do vento como do sol e também pela presença de pátios internos, com poços de luz e jardim. Tudo pensado para a entrada do vento.

Apesar de todos esses artifícios, muita gente não considera a reitoria da Martinica uma construção confortável, graças aos intensos ruídos, principalmente, então o edifício sofre diversas adaptações, entre elas a instalação de ventilação artificial e vedação em algumas salas.

CITAÇÕES:

a) “A questão da ventilação natural se apresentou para mim de imediato, não como uma dificuldade adicional, mas sim como uma oportunidade para a arquitetura”. b) “Esse projeto me permitiu aprofundar os temas espaço e luz, evocado pelo movimento moderno”. c) “A hipótese da ventilação natural vem do programa, não do arquiteto”. d) “... função experimental necessária à arquitetura. Ela deve sintonizar produtos, produtos adaptados à mudança do mundo”. e) “Na arquitetura, assim como no amor, um projeto nascido do desejo, não aceita indiferença”.

IDEAÇÃO:

A ideia geral do documentário é apontar tanto as vantagens de se

Relacionados