Fichamento do contrato socil

1420 palavras 6 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM DIREITO

THAUAN ALMEIDA LIMA

DO CONTRATO SOCIAL

Fichamento apresentado no curso de Direito da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Teoria Geral do Estado no 1º período, sob a orientação do Professor Mestre Gabriel Fontes.

Paripiranga/BA
Outubro de 2013
ROUSSEAU. Jean Jacques. Do Contrato Social. 3ª Ed. São Paulo: Martin Claret, 2000.

RESUMO:
Jean Jacques Rousseau nasceu em Genebra, 28 de Junho de 1778, se destacou como Filósofo, Teórico político e compositor autodidata suíço. Autor de vários livros, entre eles, Pamela e Satã, O tratado de Dinâmica e Do Contrato Social que se destaca por citar vários aspectos para formação da Sociedade, a força do mais forte sobre o mais fraco, anulando o direito, as formas de governo e seus abusos e fragilidades, os diversos sistemas de legislação, não se esquecendo das situações da ditadura e da censura no Brasil, e a importância da soberania na sociedade, sendo inalienável e indivisível. Rousseau defende a natureza do homem, na necessidade de um contrato Social para garantia dos interesses individuais e coletivos, voltadas contras as injustiças.

PARECER POR LIVRO:
LIVRO I
“Todo homem nascido na escravidão nasce para ser escravo, ninguém o duvida, pois os escravos, arrastando seus grilhões, perdem até o desejo de os quebrar, e amam o cativeiro, como os companheiros de Ulisses, a brutalidade”(p.19).
“Convenhamos, pois, em que a força não produz direito, e que só é força obedecer aos legítimos soberanos; minha primeira questão é sempre a mesma” (p.20).
“Em verdade, cada individuo pode ter como homem uma vontade particular, diversa ou dessemelhante da vontade geral que tem como cidadão” (p.28). Que quem nasce para sofrer, apanhar e ser escravizado sempre terá um destino que não será modificado, como também os grandes poderosos

Relacionados

  • Contrato Social
    1287 palavras | 6 páginas