Fichamento do Capítulo 4 (A Ilustração) da obra “A História dos homens”. Autor: Josep Fontana

2021 palavras 9 páginas
Fichamento do Capítulo 4 (A Ilustração) da obra “A História dos homens”. Autor: Josep Fontana

“O primeiro problema que encontramos no estudo da “Ilustração” é o de definir do que estamos falando.” (FONTANA, 2004, p. 107)
“É certo que a expressão “as luzes” era utilizada para falar dos conhecimentos adquiridos pela humanidade e que seus partidários eram definidos como eclairés (esclarecidos). Mas a palavra não adquiriu uma dimensão ativa, não chegou a ter um valor de conquista histórica, de acumulação progressiva.” (FONTANA, 2004, p. 107)
“A diversidade de interpretações e a confusão dominam desde o início os estudos sobre a Ilustração, sendo que cada um diz o que lhe convém (...).” (FONTANA, 2004, p. 108)
“Uma das associações mais freqüentes e mais e equivocadas é a estabelecida entre a ilustração e o absolutismo no chamado “despotismo ilustrado” (...).” (FONTANA, 2004, p. 109)
“Em meados do século XX, por outro lado, surge uma crítica à Ilustração que a acusa de haver construído uma visão abstrata e universalista do homem, sustentando que o racionalismo e a busca de explicações totais, coerentes com a nova ciência, levaram os ilustrados a uma concepção mecanicista do homem e da sociedade. Teriam defendido que todo o universo está determinado e que a única coisa necessária para conhecer um acontecimento é ter todos os dados sobre os antecedentes. Deste reducionismo e do fato de haver imaginado que os homens estão todos moldados pelo mesmo padrão, sendo possível pensar numa sociedade ideal de acordo com as regras deduzidas racionalmente, nasceu a acusação que considera a Ilustração responsável por todas as aberrações cometidas em nome de projetos globais e, mais concretamente, de todas as ditaduras do século XX (...).” (FONTANA, 2004, p. 109 e 110)
“A Ilustração seria essencialmente pensamento crítico, desconfiança em relação ao saber estabelecido ao consentimento universal, a defesa da razão contra a convicção, do saber transformador contra a tradição.”

Relacionados

  • Texto de ciro flamarion cardoso - os domínios da história
    185024 palavras | 741 páginas
  • Dominios da História
    197845 palavras | 792 páginas
  • Projeto Pedagogico
    90379 palavras | 362 páginas