FICHAMENTO DO CAPÍTULO 4 DO LIVRO ECONOMIA POLÍTICA – O MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA: A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO

2285 palavras 10 páginas
FICHAMENTO DO CAPÍTULO 4 DO LIVRO ECONOMIA POLÍTICA – O MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA: A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO

BRAZ, Marcelo; NETTO, José Paulo. O Modo de Produção Capitalista: a exploração do trabalho. In: Economia Política: Uma Introdução Crítica. 7ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

4.1. Lucro – o objetivo da produção capitalista

O produtor mercantil simples tem no dinheiro um mero meio de troca e seu objetivo é a aquisição das mercadorias de que precisa e que, portanto, vende para comprar, já o capitalista compra para vender, ou seja, o que ele visa com a produção de mercadorias é obter mais dinheiro. O sentido específico da ação do capitalista é, a partir de dinheiro, produzir mercadorias para conseguir mais dinheiro (D – M - D’).
O capitalista, dispondo de uma soma de dinheiro (D) compra mercadorias (M) – máquinas, matérias, instalações e força de trabalho e fazendo essa força atuar sobre as matérias no processo de produção (P), obtém mercadorias (M’) que vende por uma soma de dinheiro superior à que investiu (D’). É para apropriar-se dessa quantia adicional de dinheiro, o lucro, que o capitalista se movimenta: o lucro constitui seu objetivo, a motivação e a razão de ser do seu protagonismo social.

4.2. A produção capitalista: produção de mais-valia

Na fórmula D-M-D’, D é capital sob a forma de dinheiro. É com D que se inicia a produção capitalista. O capitalista compra M, isto é, um conjunto de mercadorias para iniciar um processo de produção (P) que se concluí quando está pronta a mercadoria que o capitalista pretende vender (M’); quando esta mercadoria é vendida o capitalista obtém D’ (recupera o dinheiro ele investiu acrescido da mais-valia).
Com uma parte de D, o capitalista adquire instalações, máquinas, instrumentos, matérias (brutas ou primas) e insumos (energia, combustível, etc.), ou seja, ele investe em meios de produção. No processo de produção, os meios de produção não criam novos valores, apenas transferem o seu valor à

Relacionados

  • Enriquez Eugene Da Horda Ao Estado hellip
    153082 palavras | 613 páginas