fichamento do cap. 01 de introçõa do Wilson Cano

978 palavras 4 páginas
A Economia de Mercado, Cap. 1 (página 13-38)
CANO, Wilson, 1937. Introdução á economia: uma abordagem crítica. - São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998. – (Biblioteca Básica)
1. A COMPLEXIDADE DO SISTEMA
“É tão grande a heterogeneidade de suas atividades, de seus compartimentos produtivos bem como de suas instituições, que os homens precisam classificar essas relações, organizando-os e dando-lhes um sentido e uma funcionalidade dita racional.”
“O que se depreende de imediato é que, na sociedade, tende a desaparecer a produção para consumo próprio, ocorrendo uma divisão de atividades na produção, [...]”
2. PRODUÇÃO
“Na sociedade antiga, as necessidades humanas praticamente se restringiam a um mínimo essencial, [...] Com o decorrer do progresso e da civilização, ás “necessidades humanas” passaram a ter um caráter ilimitado.”
“Necessidade corporal dizem respeito aquelas fundamentais como alimentação, respiração, reprodução, abrigo e vestuário.”
“No que se refere ás espirituais, [...] podem ser classificadas em termos de obtenção de conhecimento e criação artística – ou seja, a educação e cultura.”
“O luxo tem caráter mais relativo do que absoluto. [...] esse caráter de luxo pode se alterar à medida que as condições sociais mudem.”
“As necessidades coletivas são aquelas derivadas da vida e, comunidade, e que somente podem ser satisfeita pelo esforço e colaboração de toda coletividade. São exemplos: ao serviços de educação, de saúde, as redes de transporte, etc.”
“Os homens, para satisfazer suas necessidades, são obrigados a produzir bens e serviços.”
“Na sociedade moderna e capitalista, o ato de produzir esta desvinculado do de consumir. Os empresários produzem algo para ganhar (lucros), com o que podem consumir e investir (comprando e aplicando sobras).”
“Frisamos que os homens organizam as atividades econômicas tentando com isso dar-lhe uma certa funcionalidade; acrescentamos agora que eles tentam também dar-lhes uma eficiência máxima possível,

Relacionados