Fichamento do Capítulo 3 do Livro de Cristina Costa

Páginas: 21 (5212 palavras) Publicado: 10 de março de 2014
COSTA, Cristina. Positivismo: uma primeira forma de pensamento social.In: Sociologia. Introdução a Ciência da Sociedade. p. 46 à 53. 3ª edição. São Paulo: Ed. Moderna, 2002.
Positivismo: uma primeira forma de pensamento social
Introdução: cientificismo e organicismo
“A primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico foi o positivismo, a primeira a definir precisamente oobjeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação. Além disso, o positivismo, ao definir a especificidade do estudo científico da sociedade, conseguiu distinguir-se de outras ciências estabelecendo um espaço próprio à ciência da sociedade. Seu primeiro representante e principal sistematizador foi o pensador francês Auguste Comte.”
(p.46)
“O positivismo derivou do “cientificismo”,isto é, da crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.”
(p.46)
“A própria sociedade foi concebida como organismo constituído de partes integradas constituído de partes integradas e coesas que funcionavam harmonicamente, segundo modelo físico ou mecânico. Por isso o positivismo foi chamado também de organicismo.”
(p.47)
Odarwinismo social
“A expansão da Revolução Industrial pela Europa, obtida pelas revoluções burguesas que atingiram todos os países europeus até 1870, trouxe consigo a destruição da velha ordem feudal e a consolidação da nova sociedade – a capitalista -, estruturada sobre a indústria.”
(p.47)
“Já no final do século, a livre concorrência, que era a regra geral de funcionamento da sociedadecapitalista européia, passa por profundas transformações com a crescente substituição da concorrência entre inúmeros produtores de cada ramo industrial por uma concorrência limitada a um pequeno número de produtores de cada ramo.”
(p.47)
“Crescer para fora dos limites da Europa era, portanto a única saída para garantir a continuidade dessas indústrias.”
(p.47)
“Desencadeava-se, assim, a corridapara a conquista de impérios além-mar; os alvos era a África e a Ásia.”
(p.48)
“Transformar esse mundo conquistado em colônias que se submetessem aos valores capitalistas requeria uma empresa de grande envergadura, pois dessa transformação dependiam a expansão e a sobrevivência do capitalismo industrial.”
(p.48)
“Assim, a conquista e a dominação foram transformadas em “missão civilizadora”.”(p.48)
“Em consonância com essa forma de pensar desenvolveram-se as idéias do cientista inglês Charles Darwin a respeito da evolução biológica das espécies animais.”
(p.48)
“Tais idéias, transpostas para análise da sociedade, resultaram no dawinismo social, isto é, o princípio de que as sociedades se modificaram e se desenvolvem num mesmo sentido e que tais transformações representariam semprerepresentariam sempre a passagem de um estágio inferior para outro superior, em que o organismo social se mostraria mais evoluído, mais adaptado e mais complexo.”
(p.49)


Uma visão crítica do darwinismo social – ontem e hoje
“O fundamento do conceito de espécie em Darwin dificilmente pode ser transposto para o estudo das diferentes sociedades e etnias.”
(p.49)
“Se o homem constituisociologicamente uma espécie, o mesmo não se pode dizer das diferentes culturas que ele desenvolveu. Além disso, como vimos no início deste livro, o caráter cultural da vida humana imprime, no desenvolvimento das suas formas de vida, princípios diferentes daqueles existentes na natureza. Os princípios da seleção natural são aplicáveis às espécies cujo comportamento é expressão das leis imperativas danatureza.”
(p.50)
“A regra darwinista da competição e da sobrevivência do mais forte é aplicadas às leis de mercado, principalmente pela doutrina do liberalismo econômico.
(p.50)
Duas formas de avaliar as mudanças sociais
“Haveria, então, dois tipos característicos de movimento na sociedade. Um levaria à evolução transformando as sociedades, segundo a lei universal, da mais simples à mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fichamento do capítulo 2 e 3 de Cristina Costa
  • livro cristina costa
  • Resumo dos capítulos 2 e 4 do livro introdução à ciencia da sociedade de cristina costa
  • Fichamento do livro: O teatro das Oligarquias
  • Fichamento
  • Livro- A Cartografia capítulo 3
  • Fichamento capitulo do livro
  • Capitulo 3 do livro do kotler

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!