Fichamento do artigo "The story of phosphorus: Global food security and food for thought"

1154 palavras 5 páginas
UnB/FGA
Engenharia e Ambientes

A) Referência Bibliográfica:

CORDELL, Dana; DRANGERT, Jan-Olof; WHITE, Stuart. The story of phosphorus: Global food security and food for thought. Global Environment Change, vol. 19, issue 2, May 2009, pg 292–305. Available from Access on 07 Nov. 2013

A) Conceitos principais: fósforo; fosfato mineral; segurança alimentar global; fertilizantes; pico, reuso e escassez de fósforo.

A) Objetivo do texto: Divulgar a eminente crise de fósforo, e fazer uma compilação detalhada abordando a história do uso do fósforo, o panorama atual do seu uso e possíveis soluções já implementadas em alguns lugares.

A) Estrutura básica:

O texto é dividido em 7 partes: “Introduction”, uma pequena introdução; “Humanity’s addiction to phophate rock”, um resumo histórico sobre a utilização do fósforo na agricultura e como o homem chegou ao estado de “dependente de fósfato mineral”; “The current situation”, uma analise bem detalhada sobre o atual uso do fósforo e suas consequências; “Peak phosphorus - a sequel to peak oil?”, comparação entre fósforo e petróleo; “Options for sustainable phosphorus use and management”, apresenta algumas soluções e exemplos delas; “Institutional and attitudinal barries and opportunities”, opina sobre o motivo da falta de atenção mundial para a eminente crise de fósforo e mostra a ação de instituições sobre o assunto; e por úlitmo “Conclusions”, onde sintetiza o assunto.

A) Ideia central do texto:

A humanidade esta na beira de uma crise de fósforo, elemento essencial para a agricultura. Os povos da Terra devem pensar rápido em uma solução sustentável para o ciclo do fósforo que por si só não é reciclável. Caso contrário os seres humanos irão enfrentar uma crise alimentícia e de matéria prima, o que iria causar um colapso global.

A) Síntese:

O artigo começa com uma pequena introdução que diz que o fósforo é um elemento limitante no crescimento das plantas e devido ao seu uso excessivo de forma

Relacionados