Fichamento do artigo: françoise dolto, uma médica da educação

Páginas: 8 (1956 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2012
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)








Fichamento do artigo de KUPFER, Maria Cristina Machado:
Françoise Dolto, uma médica de Educação



















Belo Horizonte
2012





Fichamento do artigo:
FRANÇOISE DOLTO, UMA MÉDICA DE EDUCAÇÃO




Trabalho apresentado ao curso de Pós-Graduação em PsicopedagogiaInstitucional e Clínica do UNIBH, à disciplina Contribuições da Psicanálise para a Aprendizagem.


Orientadora: Professora Ana Paula Carvalho




























Belo Horizonte
2012

KUPFER, Maria Cristina Machado. Françoise Dolto, uma médica de educação.

Este artigo apresenta as ideias sobre educação familiar esobre a escolarização de crianças, desenvolvidas por Françoise Dolto, psicanalista francesa, a partir de sua prática como pediatra e depois como psicanalista de crianças. São elencadas as origens dessas ideias em conexão com a biografia da autora. Apresenta-se ainda a influência exercida por Dolto a partir de 1976, na França, bem como a criação das Casas Verdes, instituições educativas que tambémconheceram grande repercussão e difusão. Avalia-se, finalmente, o trabalho desenvolvido por Dolto no campo da psicanálise de bebês e suas consequências para a educação de crianças.


Françoise Dolto foi uma psicanalista francesa que, ao iniciar seus estudos de Medicina, em 1932, já pensava em dedicar-se à Pediatria. Mas foi depois de fazer uma análise pessoal com o psicanalista francês RenéLaforgue, que Dolto iniciou sua carreira como psicanalista, especialmente como psicanalista de crianças. A partir desse trabalho é que desenvolveu um pensamento original sobre a educação de crianças, para uso de pais e de educadores, inspirando-se nos conhecimentos que a psicanálise e sua prática puseram à sua disposição.
Dolto fez um grande sucesso, quando entre os anos de 1976 e 1978,participou de uma série de programas na Radio Francesa, respondendo cartas de pais que lhe apresentavam situações em que ela respondia com muita tranquilidade a respeito de como deviam proceder.
Dolto foi criticada e atacada por muitos psicanalistas de seu tempo e hesitou antes de popularizar a psicanálise de crianças. Porém, mesmo sabendo que daria no que falar, ela tentou, e não são poucosos pais que agradecem até hoje a ajuda que lhes deu.
Nascida em 1908, teria vivido, segundo seus contemporâneos, uma infância cheia de transtornos, o que a fez desejar que as outras crianças tivessem uma vida melhor que a sua.
Dolto decidiu tornar-se pediatra, na tentativa de contribuir para a diminuição desse sofrimento. Aos oito anos, decidiu que se tornaria um “médico deeducação”.
















Uma infância infeliz?


Dolto nasceu em uma família parisiense de classe média e tinha seis irmãos, uma menina e cinco meninos. Era a terceira dos 07 filhos do casal, Henri e Suzanne Marette.
Quando tinha 12 anos, sua irmã mais velha, então com 18 anos, morreu em consequência de um câncer. Algumas semanas antes, Françoise faria a primeiracomunhão, então sua mãe lhe recomendara rezar muito para salvar sua irmã doente. Não foi possível.
De acordo com Kupfer, Dolto contou em uma entrevista para a televisão, para Bernard Pivot, em 1987, que ela pensava poder salvar sua irmã, mas falhou, pois não rezou o suficiente.
Kupfer afirma que, Françoise foi acusada pela mãe e criou um grande sentimento de culpa a partir daquele momento.Sua análise, feita 14 anos depois, salvou-a desse sentimento, mas Dolto continuou com a firme convicção de que, (apud, PIVOT, 1987), “se soubéssemos rezar, seríamos capazes de milagres”.
Depois da morte da irmã, tudo parece ter ficado difícil nas relações entre Françoise e a mãe. Esta última idealizava a filha mais velha, então perdeu o controle e tornou-se rancorosa, principalmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo Françoise Dolto
  • françoise dolto
  • MEMÓRIA E INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICANALISTA FRANÇOISE DOLTO PARA A EDUCAÇÃO
  • Françoise Dolto
  • Resenha Francoise Dolto
  • Resumo da Bbliografia Françoise Dolto
  • Françoise Dolto
  • Resenha de melanie klein e françoise dolto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!