Fichamento do 2º capitulo do livro o projeto de pesquisa: entenda e faça/ marco antonio f. da costa, maria de fátima barrozo da costa, 3 ed. editora vozes 2012.

588 palavras 3 páginas
Fichamento do 2º capitulo do livro O Projeto de Pesquisa: entenda e faça/ Marco Antonio F. da Costa, Maria de Fátima Barrozo da Costa, 3 ed. Editora vozes 2012.
(...) “a elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: a capacidade de construir uma imagem mental de uma situação futura; a capacidade de conhecer um plano de ação a ser executado em um determinado tempo, que vai permitir a sua realização”.
“Segundo Minayo (1995), ao elaborar um projeto de pesquisa, o pesquisador estará lidando com, no mínimo, três dimensões: técnica: regras científicas para a construção do projeto; ideológica: relaciona-se às escolhas do pesquisador, sempre tendo em vista o momento histórico; cientifica: ultrapassa o senso comum através do método cientifico”.
Elementos de um projeto de pesquisa
Título
“O titulo deve refletir a pesquisa como um todo. Deve ser claro, preciso, e se possível deve informar exatamente a natureza da pesquisa”
Creswell (2009) nos traz que “o título deve ser entendido como uma manchete de chama de um jornal. Deve ser atraente, provocador, inovador, ou seja, deve exercer atração”.
Escolha do tema
“Em primeiro lugar, o tema selecionado deve fazer parte, de preferencia, do cotidiano do pesquisador, temas em que o pesquisador não tenha vivência alguma podem se tornar um tormento, que será minimizado com a dedicação e envolvimento do pesquisador com o estudo”.
“O tema escolhido deve: representar uma questão relevante, cujo melhor modo de solução se faz por meio de uma pesquisa cientifica; ser factível em relação a competência do pesquisador, a infraestrutura disponível e ao tempo e recursos para a pesquisa.”
Problema(objeto de estudo)
“A escolha do problema, assim como o tema, decorre da experiência do pesquisador e do seu ambiente de trabalho, e isso leva em conta sua ideologia e ate mesmo suas curiosidades”.
Rudio (1998) nos fala que, “algumas interrogações devem ser feitas antes da definição de um problema: o problema pode ser

Relacionados