Fichamento do 1º capítulo da obra a administração entre a tradição e a renovação

Páginas: 9 (2217 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2012
[pic]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CAMPUS CARIRI

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO









Bruno Tavares Arraes e Marcos Paulo Silva Barbosa

Fichamento do 1º capítulo da obra A Administração entre a Tradição e a Renovação




Tarefa interdisciplinar que visa fixar as bases de como fazer um fichamento, ao mesmo tempo, que aprofunda os conhecimentos sobre anoção de administração tradicional.



Metodologia do Trabalho Científico

Rebeca da Rocha Grangeiro





Juazeiro do Norte/CE


03/2009






AKTOUF, Omar. A Administração entre a Tradição e a Renovação; organização, adaptação e revisão da edição brasileira Roberto C. Fachin, Tânia Fischer. – São Paulo: Atlas, 1996.Antes de começar a apresentação detalhada do que se chama o “conceito tradicional” [...] da administração, iremos efetuar um breve esclarecimento terminológico q fim de clarificar o sentido e a evolução de vocábulos [...] (pág.25)


[...] convém precisar com exatidão que, quando falamos de administração, se trata de uma atividade, ou, mais precisamente, de uma série de atividadesintegradas e interdependentes, destinadas a permitir que certa combinação de meios (financeiros, humanos, materiais etc.) possa gerar uma produção de bens ou serviços economicamente e socialmente úteis e, se possível para a empresa, com finalidade lucrativa, rentáveis. [...] (pág.25)


De acordo com meu propósito, parece-me preferível considerar que não existe verdadeiramente uma razão para asdiferentes denominações da palavra administração. Sobrecarregar de nuanças e diferenças sutis termos como gestão, administração, ou gerar, administrar, ou ainda gestor, administrador, gerente, dirigente cria mais confusão que qualquer outra coisa. [...] (pág.26)


É desta maneira que as mais clássicas definições se referem sempre às atividades ou tarefas em série que devem continuamenteapoiar o administrador. Após Fayol, em 1916, não encontramos nada melhor que o famoso “PODC”, que resume as coordenadas do trabalho do dirigente: o famoso “PODC”, planejar, organizar, dirigir e controlar. (pág.26)


Naturalmente, podemos dizer que gerir é [...] “assegurar que as coisas sejam feitas” [...] De maneira geral, concordamos com as definições expostas. Mas o debate a respeito dahistória, da natureza e das modalidades de exercício do trabalho do administrador ainda se encontra amplamente aberto. (pág.26)


[...] a função das pessoas encarregadas de “orientar” as atividades [...] é muito antiga na humanidade. (pág.26)


As obras dos historiadores, que tratam mais diretamente deste assunto, levam-nos, entretanto, a ser extremamente prudentes quanto ao conteúdo eaos modos de exercício da função administrativa através dos tempos. Mas isto não parece impedir a maioria dos autores em administração, de falar da função do dirigente e da organização como se ela tivesse sempre existido de uma mesma maneira, desde os mais remotos tempos. (págs.26 e 27)


Assim, não se hesita em acreditar que as cavernas em que o homem pré-histórico talhava a pedra ou otrabalho dos ceramistas dos tempos faraônicos eram “organizados” de maneira muito próxima à produção em série, com operários especializados [...] (pág.27)


Tal visão das coisas não é nem gratuita nem desprovida de conseqüências: ela é, em particular, favorável a perpetuação de uma crença que deseja que a empresa atual, a administração e o administrador moderno sejam fruto de uma longaevolução histórica tão velha quanto a humanidade; portanto “natural” e conforme a “natureza humana”. [...] (pág.27)


Os dados históricos [...] mostram que a partir da Revolução Industrial [...] a contribuição mais fundamental consistiu precisamente em uma mudança radical das coisas, sobretudo no que se refere à conduta e à organização do trabalho. A habilidade central do futuro administrador...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A administração entre a tradição e a renovação
  • Fichamento de 1º capitulo de introdu
  • 1º capítulo de teoria da administração
  • Resenha
  • Fichamento do 1º capitulo do Texto Nu
  • Fichamento do 1º capitulo do livro de Bürdek
  • Fichamento o povo brasileiro (1º capítulo)
  • Fichamento administração de marketing, capítulo 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!