Fichamento Direto A Entrevista Cl Nica CAP I

Páginas: 3 (644 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES- UNIT
CURSO DE PSICOLOGIA







MARCOS MATOS







PSICOPATOLOGIA I







MACEIÓ
2015

MARCOS MATOS










FICHAMENTO DIRETO – CAPÍTULO UM (PRÓLOGO: ESTRUTURA)DO LIVRO A ENTREVISTA CLÍNICA UTILIZANDO O DSM – IV – TR

Resenha apresentada ao curso de Psicologia, sob a orientação da prof. Dalnei Minuzzi, como requisito para a nota parcial da primeira unidadeprogramática da disciplina de Psicopatologia I.







MACEIÓ
2015
Prólogo: Estrutura (pp. 30 - 35). Primeiro capítulo
OTHMER, E.; OTHMER, S. A entrevista clínica utilizando o DSM – IV – TR. PortoAlegre: Artmed, 2002. Cap.1 (Prólogo: Estrutura), p. 30 – 35.

“Existem dois estilos empregados pelos profissionais de saúde mental: aquele que está orientado para o insight (psicodinâmico) e aquelefundamentado na investigação dos sintomas (descritivo)”. (p. 30)

“A entrevista orientada para o insight tem origem no conceito de que conflitos profundos, frequentemente com origem na infância... tentadesvendar esses conflitos e trazê-los à consciência do paciente... Os métodos... são os seguintes: interpretar as associações livres e os sonhos; detectar as ansiedades do paciente; confrontá-la comsua conduta interpessoal com o terapeuta e em relação às demais pessoas; identificar as defesas e analisar a resistência do paciente em discutir os seus conflitos. O terapeuta conduz a entrevista como duplo propósito de diagnosticar e tratar.” (p. 30)

“A entrevista orientada para os sintomas tem origem no conceito de que as doenças psiquiátricas se manifestam por meio de um conjuntocaracterístico de sinais, sintomas e comportamentos... a meta da entrevista... é classificar as queixas e as disfunções do paciente de acordo com a categoria diagnósticas definidas (pelos critérios do DSM – IV –TR)... O método apoiado na investigação dos sintomas consiste em observar o comportamento do paciente e em motivá-lo a descrever seus problemas detalhadamente.” (p. 30)

“Ambas as abordagens são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo De Entrevista Cl Nica
  • Entrevista Cl Nica
  • Fichamento Sobre O Texto A Entrevista Cl Nica C Pia
  • FICHAMENTO
  • Cap 19 Emerg ncias Cl nicas Novo
  • Est gios Supervisionados Em Nutri o Cl nica I
  • Fichamento do cap i a cidade antiga
  • FICHAMENTO; PAISAGENS DA HISTÓRIA CAP I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!