Fichamento: Direitos e Garantias Fundamentais Prospecção Internacional em Calçado Esportivo: Nike e Reebok

442 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM DIREITO PÚBLICO: CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO

Fichamento de Estudo de Caso

Jéssica Gomes Dias

Trabalho da disciplina Direitos e Garantias Fundamentais
Tutor: Prof. Gilherme Sandoval Goes

Juiz de Fora
2014

Estudo de Caso :

Direitos e Garantias Fundamentais Prospecção Internacional em Calçado Esportivo: Nike e Reebok

Referência: Escola de Negócios Havard. Rev. 14 de Julho de 1994

O texto fala sobre a utilização da mão de obra asiática na produção dos tênis das marcas “Nike” e “Reebok”, o que gera uma diminuição dos gastos para as empresas e aumento da lucratividade, mas por outro lado traz desrespeito aos Direitos Humanos, considerando que os salários são muito baixos e que há exploração dos trabalhadores.
A utilização de mão de obra asiática teve grande aumento na década de 1970, sendo que eram contratadas empresas que já entregavam os modelos prontos, de acordo com as especificações enviadas pela Nike e Rebook. Após algum tempo, em uma busca por mão de obra mais barata, as contratadas mudaram-se da Coréia do Sul, que era a grande produtora, para a China e Indonésia. Neste último país, grande parte dos trabalhadores só tinha educação básica, podendo realizar apenas trabalhos não especializados. Com o alto nível de desemprego no país, os planejadores do governo da indonésia receberam de bom grado as empresas.
No ano de 1990, as empresas contratadas da Nike na Indonésia tornaram-se alvo de um exame minucioso por parte do Institut Teknology Bandung (ITB), e pelo Instituto de Trabalho Livre Asiático-Americano (AAFLI). Foi constatada grande sorte de abusos laborais, dentre eles baixíssimos salários (menos de um dólar por dia), abusos psicológicos e até agressões físicas em caso de descumprimento das metas de produção. Alguns observadores acusaram a Nike de pressionar as contratadas a atingir metas muito altas,

Relacionados

  • Fichamento -
    438 palavras | 2 páginas
  • Trabalho Direito Tutelar do Trabalho
    605 palavras | 3 páginas
  • Trab001 DirGarFunda Fichamento 03mar2015
    462 palavras | 2 páginas
  • fichamento de direito
    658 palavras | 3 páginas