Fichamento Diogo2 Militariza O

611 palavras 3 páginas
Fichamento
Aluno: Gustavo Braga Castro de Souza. Mat: 61121336
Curso de Psicologia 6º período (noite)
Titulo: Militarização do social com estratégia de integração – o caso da UPP do Santa Marta.
Fonte Bibliográfica: Fleury, Sonia. Militarização do social com estratégia de integração – o caso da UPP do Santa Marta. Sociologias, Porto Alegre, ano 14, nº 30, p. 194-222, mai./ago. 2012.
Principais Assuntos discutidos no Artigo
“A ocupação militar, com ou sem confronto, seguida de instalação permanente de unidade policial foi considerada como condição imprescindível para a integração destes territórios à cidade formal, por meio da expansão da cidadania aos seus cidadãos. A primeira favela ocupada pela UPP – Unidade de Policia Pacificadora, foi o Santa Marta, sendo a última a receber o componente social representado pela instalação do fórum da UPP social, três anos depois.”(p3)

“A necessidade de enfrentar a corrupção policial ganha importância na agência pública por meio de iniciativas intergovernamentais de criação do sistema único de segurança pública, desenvolvendo políticas de valorização e formação de uma nova geração de policiais, voltados para a promoção da cidadania. Ambas as linhas apontam para uma estratégia correta de enfrentamento de problema cruciais no campo da segurança pública, embora, na maioria das vezes sua execução tenha sofrido problemas de eficácia e continuidade.”(p6)

“O enlace do território com as relações sociais constituiu a sociedade local quando este território é portador de uma identidade coletiva que se expressa em normas e valores e em um sistema de relações de poder constituído no processo de produção de riquezas.” (p10)

“O impacto dessas dinâmicas na reorganização das metrópoles na região aponta para uma lógica de apartação, na qual ricos e pobres se fecham em guetos intransponíveis, em uma cidade que nada guarda do ideal democrático de ser o espaço do encontro dos diferentes, igualados na condição

Relacionados