Fichamento desigualdades raciais e segregação urbana em antigas capitais: salvador, cidade d’ oxum e rio de janeiro, cidade de ogum

Páginas: 37 (9013 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
ANTONIA DOS SANTOS GARCIA
DESIGUALDADES RACIAIS E SEGREGAÇÃO URBANA
EM ANTIGAS CAPITAIS:
Salvador, Cidade d’ Oxum e Rio de Janeiro, Cidade de Ogum

Editora: Garamond

Rio de Janeiro 2009.

Antônia dos Santos Garcia Possui, graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em PlanejamentoUrbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - UFRJ (2006) e pós-doutorado no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/UFBA (2010). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana e Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, raça, desigualdades,espaço, Salvador, Rio de Janeiro, movimentos sociais e planejamento urbano. Uma pesquisadora peculiar. Reúne em sua biografia uma história de experiências com os movimentos populares de Salvador, o que caracteriza a riqueza de seu trabalho de pesquisa, sempre político e engajado. Este livro, resultado de suas pesquisas de doutorado, revela em que medida a segregação urbana em Salvador e no Rio deJaneiro é baseada em natureza racial. Para isso, a autora analisa a distribuição espacial dos indivíduos e a distribuição das residências nas duas cidades, demonstrando que as desigualdades estão muito vinculadas à forma pela qual o racismo se introduziu e se desenvolveu na sociedade brasileira. A autora busca ainda desvendar como o “racismo à brasileira” tem perpetuado as desigualdades raciaismediante a retórica anti-racialista, que reforça a naturalização de tais disparidades: as práticas racistas continuam sendo tratadas como um não problema no país, embora o nosso cotidiano seja repleto de classificações raciais.
Outras publicações: As Mulheres da Cidade d'Oxum: Relações de Gênero, Raça e Classe e a Organização Espacial do Movimento de Bairro de Salvado. Capítulos de livros publicados:Mulher Negra e o Direito à Cidade:Relações Raciais e de gênero. (p. 134-163). Desigualdades Raciais e Urbanas em Bangu: de Senzala a Vila Operária, de Vila Operásria a Bairro Cidade Negra. In: Henrique Cunha Jr e Maria Estela Rocha Ramos. (Org.). Espaço Urbano e Afrodescendência. 1ed. Fortaleza: UFCEdições, 2007, v. 1, p. 11-206. SEGREGAÇÃO RACIAL EM PLATAFORMA: DE SENZALA A BAIRROOPERÁRIO-POPULAR. In: Angelo Serpa. (Org.). CIDADE POPULAR: TRAMA DE RELAÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS. 1ed. SALVADOR: EDUFBA, 2007, v. 1, p. 7-304. Movimentos Sociais na Cidade d´Oxum. In: Ana Maria de Carvalho Luz; Paulo Costa Lima. (Org.). Quem Faz Salvador? 1ed. Salvador: Pró-Reitoria de Extensão da UFBA/EDUFBA/Prefeitura Municipal de Salvador, 2002, v. 1, p. 251-257. O potencial turístico do Subúrbio Ferroviário deSalvador sob a ótica dos moradores. In: Angelo Serpa. (Org.). Fala Periferia! Uma Reflexão sobre a Produção do Espaço Periférico Metropolitano. 1ed. Salvador: Pró-Reitoria de Extensão da UFBA/EDUFBA, 2001, v. 1, p. 237-243. Rompiendo las Amarras: El Movimiento de Mujeres en la Periferia de Salvador. África e América Latina: Gênero e Raça em Debate. 1ed. MADRID: Cuadernos da África e AméricaLatina, 1992, v. 9, p. 7-103.

Prefácio
O morro e o asfalto, o contraste entre pobreza e riqueza, têm sido a representação prevalente, atualizados, no exterior, em imagens carnavalescas, do Brasil moderno. No entanto, as desigualdades entre negros e brancos no espaço urbano não têm recebido atenção minudente e constante dos pesquisadores e urbanistas brasileiros. Antonia Garcia vem com este livroacrescentar uma visão de dentro, engajada, mas sistemática e controlada pelo treinamento científico, a uma literatura que começa a avolumar-se. O engajamento de Antonia está fundamentalmente em assumir um discurso sobre raças e racismos para explicar tais desigualdades.
Uma empreitada difícil. Antonia se coloca no leito do discurso anti-racista do movimento negro brasileiro contemporâneo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FICHAMENTO De Desigualdades Raciais e Segregação Urbana em Antigas Capitais Antonia dos Santos Garcia
  • Fichamento rio cidade capital
  • Fichamento "da cidade antiga a cidade clássica"
  • As Cidades De Salvador Fichamento
  • A economia da Cidade do Rio de Janeiro
  • História da cidade do Rio de Janeiro
  • RIO DE JANEIRO Cidade Global
  • Rio de Janeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!