Fichamento desigualdades raciais e segregação urbana em antigas capitais: salvador, cidade d’ oxum e rio de janeiro, cidade de ogum

9013 palavras 37 páginas
ANTONIA DOS SANTOS GARCIA
DESIGUALDADES RACIAIS E SEGREGAÇÃO URBANA
EM ANTIGAS CAPITAIS:
Salvador, Cidade d’ Oxum e Rio de Janeiro, Cidade de Ogum

Editora: Garamond

Rio de Janeiro 2009.

Antônia dos Santos Garcia Possui, graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - UFRJ (2006) e pós-doutorado no Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/UFBA (2010). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana e Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, raça, desigualdades, espaço, Salvador, Rio de Janeiro, movimentos sociais e planejamento urbano. Uma pesquisadora peculiar. Reúne em sua biografia uma história de experiências com os movimentos populares de Salvador, o que caracteriza a riqueza de seu trabalho de pesquisa, sempre político e engajado. Este livro, resultado de suas pesquisas de doutorado, revela em que medida a segregação urbana em Salvador e no Rio de Janeiro é baseada em natureza racial. Para isso, a autora analisa a distribuição espacial dos indivíduos e a distribuição das residências nas duas cidades, demonstrando que as desigualdades estão muito vinculadas à forma pela qual o racismo se introduziu e se desenvolveu na sociedade brasileira. A autora busca ainda desvendar como o “racismo à brasileira” tem perpetuado as desigualdades raciais mediante a retórica anti-racialista, que reforça a naturalização de tais disparidades: as práticas racistas continuam sendo tratadas como um não problema no país, embora o nosso cotidiano seja repleto de classificações raciais.
Outras publicações: As Mulheres da Cidade d'Oxum: Relações de Gênero, Raça e Classe e a Organização Espacial do Movimento de Bairro de Salvado. Capítulos de livros publicados:

Relacionados

  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas