Fichamento Desenvolvimento S Cio Econ Mico

2727 palavras 11 páginas
RESUMO

(pg.2) "A primeira seção resume a crítica de Alonso de Oliveira à teoria convencional do desenvolvimento econômico, ramo da "ciência econômica" que gozara de grande prestígio nas décadas de 1950 e 1960, e que muito recentemente tem voltado à tona (indiretamente) a partir dos "modelos novoclássicos de economic growth".

COMENTARIO: Preocupação do autor quanto ao desenvolvimento de uma teoria com a utilização de métodos mais apropriados para a realização de análises mais genéricas a que excessos de abstrações históricas adotas por historiados e teóricos marxistas.

INTRODUÇÃO: A PRECARIEDADE DA TEORIA CONVENCIONAL DO
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Pós II Guerra Mundial. Preocupação teórica com os problemas de desenvolvimento econômico (destaques para os autores Rostow e Lewis)

(pg.3) " (...) estudos acerca de uma virtual passagem de uma sociedade tradicional para a maturidade industrial (...) " " (...) Como o capital acumular-se-ia progressivamente nos setores manufatureiros." Requisitos (eminentemente técnico) :

(pg.3) " (...) transformações na produção agrícola, desenvolvimento do capital social básico (talvez a partir do Estado) e necessidade de uma elite social que lidere o movimento. Lewis aprofunda-se na análise do setor capitalista, que leva adiante as decisões de investimento; a questão residiria pois, no surgimento exógeno de uma classe progressista. "

Problemática: A formulação destas teorias não podiam ser representados por fatos ou coisas reais, portanto, havendo uma limitação para a explicação dos movimentos de industrialização.

Base teórica: Utiliza Marx, compreendendo-se o problema de natureza histórica, visto o capital como uma relação social.

MARX E OS ELEMENTOS LÓGICO-TEÓRICOS DO PROCESSO DE
INDUSTRIALIZAÇÃO

(pg.4) "(...) compreender o capital comercial como um momento necessário para o surgimento do capital industrial, dado que estimula e acelera o processo de mercantilização da economia. Necessário, mas

Relacionados

  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas
  • Enriquez Eugene Da Horda Ao Estado hellip
    153082 palavras | 613 páginas