Fichamento de “ A história, os homens e o tempo”, Marc Block

594 palavras 3 páginas
Fichamento: “ A história, os homens e o tempo”, Marc Block.

Página 51
1. A escolha do historiador A palavra história é antiga e às vezes surge a vontade de não utilizá-la mais. O autor ainda tem como objetivo, definir e demonstrar a utilização da palavra história em um projeto de pesquisa. Nesta página ele explica também, os possíveis problemas de pesquisa na área da história.

Página 52

Com estes problemas de pesquisa pode surgir um grande projeto de pesquisa, a ser desenvolvido. Porém sempre tomando cuidado com as delimitações temáticas.

2. A história e os homens A história não deve ser considerada a ciência do passado, porque é na atualidade que analisamos os fatos do passado.

Página 53

Todo evento possui um caráter histórico, podendo até não pertencer a história dos historiadores. Outra disciplina explica um possível evento, mas o homem sempre interfere em qualquer situação ou evento sendo assim a ciência do homem está em todos os lugares.

Página 54

“ Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está sua caça.” (BLOCH,2001) Marc Bloch, nesta passagem questiona se história é arte ou ciência. Cada ciência tem sua linguagem e a ciência da história certamente possui sua própria linguagem. Desenvolver a ciência da história é bem complicado, porque a maioria das pesquisas históricas o homem está no foco das investigações e o ser humano é muito complexo.

Página 55

3. O tempo histórico A história é a ciência dos homens no tempo. Os historiadores são detalhistas e deseja encontrar a origem de tudo. O autor considera a natureza e o tempo, esse tempo com mudanças constantes, os principais problemas dos historiadores.

Página 56
4. O ídolo das origens “...esse ídolo da tribo dos historiadores tem um nome: é a obsessão das origens” (BLOCH, 2001)

Página 57 O desenvolvimento da história, sendo que a ciência natural na maioria das vezes é resultado da ciência do homem. No livro o

Relacionados

  • Fichamento do Livro A Escola dos Annales de Jose Carlos Reis
    3870 palavras | 16 páginas
  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas