Fichamento de "O Principe" de Maquiavel - pt1

3030 palavras 13 páginas
FICHAMENTO 7 DA DISCIPLINA DE TEORIA POLÍTICA
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. LCC Publicações
Eletrônicas.
Disponível em . Acesso em: 28 abril 2013.
O PRÍNCIPE – CAPÍTULOS I A XII
Aluno: Hiury Harrison dos Santos

Data: 08/05/2013

Maquiavel – “O Príncipe” – Capítulos I a XII
Introdução
A elaboração do livro “O Príncipe”, realizada no exílio e de forma célere, teve como objetivo a instrução de Lorenzo de Medici, da poderosa família
Medici, que Maquiavel acreditava possuir a possibilidade de dar cabo da unificação da Itália. O livro serviria como instrução ao jovem. E serviria também para restituir o prestígio de Maquiavel, abalado pelas suspeitas de conspiração, pela prisão, tortura e expulsão do âmbito público e político.
No capítulo I, lembra de sua categorização de que “todos os Estados, todos os governos que tiveram e têm autoridade sobre os homens, foram e são ou repúblicas ou principados” (página 4, 1º parágrafo). Contudo, como sugere o título do livro, tratará apenas dos principados, e não das republicas, tema tratado em outra obra.
Finda a breve apresentação a Lorenzo, Maquiavel parte para a classificação quanto aos principados. Existem duas formas básicas de principado: O hereditário e o novo.

1. Principados Hereditários
No capítulo II, explica ser este o principado em que a legitimidade ao poder dá-se por meio de linhagem sanguínea. É considerado de mais fácil manutenção que o principado novo, isto devido à inércia em que se constitui,
“(...) pois é bastante não preterir os costumes dos antepassados e, depois, contemporizar com os acontecimentos fortuitos (...)” (página 4, 1º parágrafo).

Desta forma, caso não seja deposto por uma força de grande vulto ou se faça odiado devido a vícios licenciosos que pratica, mesmo um príncipe ordinário manter-se-á com facilidade no poder e recuperá-lo-á também com facilidade, caso venha a perdê-lo.

2. Principados novos
Tema de destaque, são apresentadas as duas situações em

Relacionados