Fichamento de yves lacoste: uma disciplina simplória e enfadonha

903 palavras 4 páginas
Fichamento roteiro LACOSTE, Yves. Uma disciplina simplória e enfadonha. In: Geografia, isso serve antes de mais nada para fazer guerra. Campinas: Papirus, 1988. p. 8-14.
Memorística, maçante e dispensável.

1. Pra que serve o que aprendemos nessa disciplina? - Ministros da educação já propuseram sua extinção; - hoje a televisão, os jornais e as revistas apresentam as paisagens nas ondas da atualidade. 2. Seria a geografia de fato uma ciência de corpo inteiro ou um simples acúmulo de conhecimentos emprestados da geologia, pedologia, economia política? 3. Como os problemas dessa crise da geografia afeta os não-geógrafos? Premissas epistemológicas GEOGRAFIA Funções Práticas Processo científico História
Relações com ideologias Prática/Poder Saber estratégico

Funções ideológicas e políticas
Exemplos - Antropogeografia e o Lebensraum no contexto de expansão do pangermanismo (Ratzel); - Geografia britânica e americana (Mackinder); - Haushofer, o general geógrafo.

Inclui práticas políticas e militares que exigem um conjunto articulado de informações variadas relativas ao espaço.

Trata-se de fato de uma ciência? R: POUCO IMPORTA

I Guerra Mundial

Geografia dos professores - Dissimula um temível instrumento de poderio ; - Função do discurso da Geografia escolar: Mascarar a utilidade prática da análise do espaço. - Surge apenas no século XIX, institucionalizada por Humboldt e seus sucessores na Universidade de Berlim, a única geografia da qual convém aos universitários falar; A geografia é, entretanto, muito mais antiga do que isso. 4. Por que então no curso de HPG não estudamos a geografia anterior aos estudiosos dos século XIX? Entretanto, a partir da institucionalização dessa disciplina, existe uma outra geografia, denominada como geografia dos militares que, por sua vez, não deixa de existir, mas se aprimora.
Apesar de desde 1945 “não pegar bem” falar em geopolítica, os Institutos de Geopolítica de Heidelberg, Munique e os estudos liderados por

Relacionados

  • A geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra.
    1700 palavras | 7 páginas
  • Prgrama disciplinas
    35525 palavras | 143 páginas