Fichamento de: VAINFAS, Ronaldo. Santidade O teatro da inquisição. In: A heresia dos índios. SP: Companhia das letras, 1995. p. 165-197

2914 palavras 12 páginas
UNEB – CAMPUS X
Introdução a História do Brasil
Turma I
Prof. Ediane Lopes de Santana
Estudante: Jobson Pereira de Oliveira

Fichamento de: VAINFAS, Ronaldo. Santidade O teatro da inquisição. In: A heresia dos índios. SP: Companhia das letras, 1995. Pp. 165-197

Sobre o autor: Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestre pela mesma Universidade em História do Brasil (1983), Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1988). Professor da UFF desde 1978, sendo, desde 1994, Professor Titular de História Moderna. Seus estudos focam temáticas como inquisição, sexualidade, religiosidades, colonização entre os séculos XVI e XVIII na América Portuguesa. A obra “A Heresia dos Índios” é uma adaptação da tese que Ronaldo Vainfas apresentou para o concurso de professor titular da Universidade Federal Fluminense.

Objetivo do autor – Ao falar sobre a inquisição e as punições, mostra a falta de preparo e conhecimento sobre o trópico por parte de Heitor Furtado, o inquisidor do processo. Argumentando que Furtado ao inquirir parecia mais preocupado em declarar a santidade como herética do que de fato compreendê-la.

Parte III – SANTIDADE O TEATRO DA INQUISIÇÃO

O VISITADOR PERPLEXO

“[...] se dependêssemos da documentação governamental, história da Santidade de Jaguaripe ficaria praticamente reduzida a cinza, a exemplo da igreja feita em chamas por Bernaldim da Gram.” (p. 165)

Comentário: mas graças a Fernão Cabral, diz o autor, “para sorte de historiadores e azar do mesmo”, por conta da primeira visitação da Santa Inquisição, e do “descortinar” de seu envolvimento com Santidade, que inclusive tinha sede proteção em suas terras, que para posteridade ficou uma boa quantidade documentos deste (episódio e) período.

“[...] o Santo Oficio veio à cata de cristãos-novos, [...] réus preferenciais da Inquisição portuguesa nos quase trezentos anos de sua existência.” (p. 166)

Comentário: Sônia Siqueira aponta que um dos interesses do

Relacionados

  • Texto de ciro flamarion cardoso - os domínios da história
    185024 palavras | 741 páginas
  • Dominios da História
    197845 palavras | 792 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas