Fichamento de trecho do livro "a construção social da realidade", de berger luckamann

279 palavras 2 páginas
NOME: Victor Baccili Pereira

Referência bibliográfica:
Berger; Luckamann - A Construção Social da Realidade
TRECHO LIDO/FICHADO: da página 67 à 74

1) IDEIA CENTRAL:
-O homem,em conjunto, ao mesmo tempo que cria o meio, é moldado por ele. De modo que só pode se desenvolver como tal em sociedade.

2) IDEIAS SECUNDÁRIAS (por página)
Pág. 67
O homem não possui um nicho específico, um ambiente fixo organizado instintivamente.

Pág. 68
Ao contrário dos outros animais, o ser humano não possui relação fixa com o ambiente circundante, sendo "imperfeitamente estruturada por sua própria constituição biológica", cujas particularidades se sobrepõem aos instintos.

Pág.69
O homem em desenvolvimento se correlaciona não somente com seu ambiente natural, mas também com uma ordem sócio-cultural em particular, que depende do papel por ele ocupado na sociedade.

Pág. 70
A natureza humana não é definida biologicamente. Ela se dá de diferentes formas, a depender, principalmente, de condições sócio-culturais. Logo, é o próprio homem, em conjunto, que constrói sua própria natureza.

Pág. 72
O homem ao mesmo tempo que é um corpo, também tem um corpo, de forma que o "eu" não é idêntico a esse corpo, mas o tem a sua disposição, oscilando entre esses dois extremos.

Pág.73
O homem só se desenvolve como homem em sociedade, que cria seus próprios moldes socioculturais e psicológicos . É igualmente impossível que um homem, no isolamento, produza um ambiente humano ("uma dada ordem social precede qualquer desenvolvimento individual orgânico")

Pág. 74
A ordem social é um produto humano, que é delineada pela própria relação pelos homens estabelecidas, na vida em sociedade.

3) CONCEITOS
-homo socius
-componente instintiva
-ordem social
-"ter" e "ser" o

Relacionados