Fichamento de transcrição: LOURO, Garcia Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós- estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p.14-35.

913 palavras 4 páginas
FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO

LOURO, Garcia Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós- estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p.14-35.
“...........................................................................................................................................
[...] O conceito de gênero que pretendo enfatizar está ligado diretamente á história do movimento feminista contemporâneo. Constituinte desse movimento, ele está implicado lingüística e politicamente em suas lutas e, para melhor compreender o momento e o significado de sua incorporação, é preciso que se recupere um pouco de todo o processo. (p.14)
.............................................................................................................................................
Na virada do século, as manifestações contra a discriminação feminina adquiriram uma visibilidade e uma expressividade no chamado ‘sufragismo’[...] o sufragismo passou a ser reconhecido, posteriormente, como a ‘primeira onda’ do feminismo. (p.14-15) Será no desdobramento da assim denominada ‘segunda onda’[...] que o feminismo, além de preocupações sociais e políticas, irá se voltar para as construções propriamente teóricas. (p.15)
.............................................................................................................................................
É [...] nesse contexto de efervescência social e política, de contestação e de transformação, que o movimento feminista contemporâneo ressurge [...]. [...] Militantes feministas participantes do mundo acadêmico vão trazer para o interior da universidade e escola questões que as mobilizavam, impregnando e ‘ contaminando’ o seu fazer intelectual - [...]- com paixão. Surgem os estudos das mulheres. (p.16) Tornar visível aquela que fora ocultada foi o grande objetivo das estudiosas feministas desses primeiros tempos. (p.17)
[...] [E]ssa invisibilidade, produzida a partir de múltiplos discursos que

Relacionados

  • fichamento de transcrição Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós- estruturalista
    913 palavras | 4 páginas
  • Igualdade De G Nero
    75322 palavras | 302 páginas
  • Análise - A Lua vem da Ásia
    189103 palavras | 757 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas