Fichamento de transcrição

Páginas: 15 (3578 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
CAMPUS DE ARAGUAÍNA.
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA.

Acadêmico: Fernando sousa
Professor: Jaime
Disciplina: Seminários IV

FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

1. A Formação do Espírito Cientifico: Epistemológico Planoda obra (pp.17-28). Capítulo Primeiro.

“O epistemólogo deve, pois, captar os conceitos científicos em sínteses psicológicas efetivas, isto é, em sínteses psicológicas progressivas, estabelecendo, a respeito de cada noção, uma escala de conceitos, mostrando como um conceito deu origem a outro, como está relacionado a outro.”
“O pensamento científico vai logo aparecer como dificuldade vencida,como obstáculo superado.” “De maneira mais precisa, detectar os obstáculos epistemológicos é um passo para fundamentar os rudimentos da psicanálise da razão.” (p.22-24)
“A primeira experiência ou, para ser mais exata, a observação primeira é sempre um obstáculo inicial para a cultura científica. (...) nossa investigação caracterizando esse obstáculo e mostrando que há ruptura, e não continuidade,entre a observação e a experimentação, o pensamento empírico assume, portanto, um sistema. Mas o primeiro sistema é falso.”
“Como na atividade científica, temos de inventar, temos de considerar o fenômeno sob outro ponto de vista. Mas é preciso legitimar nossa invenção: concebemos então nosso fenômeno, criticando o fenômeno dos outros.”
“Também é muito difícil estabelecer uma hierarquia doerro e seguir uma ordem determinada para descrever as desordens do pensamento, vamos examinar sucessivamente o perigo da explicação pela unidade da natureza, pela utilidade dos fenômenos naturais.”
“Com a idéia de substância e com a idéia de vida, ambas entendidas
De modo ingênuo, introduzem-se nas ciências físicas inúmeras valorizações
Que prejudicam os verdadeiros valores do pensamentocientífico. ”(p.25-27)

2. O Primeiro obstáculo: A Experiência primeira (pp.29-68). Capítulo Segundo.

“O espírito científico deve formar-se enquanto se reforma. Só pode aprender com a Natureza se purificar as substâncias naturais e puser em ordem os fenômenos baralhados.”
“A cultura científica parecia abafada pelo volume e variedade de livros de segunda categoria, bem mais numerosos que asobras de qualidade.” “Peguem um livro científico do século XVIII e vejam como está inserido na vida cotidiana.”
“É do homem que, hoje, o homem recebe os maiores sofrimentos. Os fenômenos naturais estão desarmados porque são explicados.” (p, 29-31)
“Em resumo, o pensamento pré-científico não é regular como o pensamento científico ensinado nos laboratórios oficiais e codificado nos livrosescolares. Veremos que a mesma conclusão se impõe sob um ponto de vista ligeiramente diferente.” (p.32-36)
“O fato de oferecer uma satisfação imediata à curiosidade, de multiplicar as ocasiões de curiosidade, em vez de benefício pode ser um obstáculo para a cultura científica, ficará claro que a primeira visão empírica não oferece nem ó desenho exato dos fenômenos, nem ao menos adescrição bem ordenada e hierarquizada dos fenômenos” (p.36-37)
“Essas doutrinas primitivas, referentes a fenômenos tão complexos, apresentavam-se como doutrinas fáceis, condição indispensável para que fossem divertidas, para que interessassem um público mundano.

“O pensamento pré-científico não se fecha no estudo de um fenômeno
bem circunscrito. Não procura a variação, mas sim avariedade, o espírito pré-científico sempre acha que o produto natural é mais rico do que o artificial. ”(p.38-39)
“Para provocar o interesse, procura-se sempre causar assombro. Reúnem-se as contradições empíricas.” “Através de tais contradições empíricas — do fogo aceso pela água fria ou pelo gelo —, pensam descobrir o caráter misterioso da Natureza”.
“Nenhum livro do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento transcrição
  • FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO
  • Fichamento de Transcricao
  • FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO
  • Fichamento de Transcrição
  • Fichamento de transcrição
  • Fichamento por transcrição: A ordem do discurso
  • Fichamento de transcrição: Segredos da comunicação escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!