Fichamento De Stelmackki

1350 palavras 6 páginas
“ Nubia Bezerra da Silva “

UMA ANÁLISE A RESPEITO DO PENSAMENTO CONSERVADOR

“STELMACKI JUNIOR, ROBERTO.”

Disciplina: Práticas investigativas
Professora : Laura Machado

Salvador
Abril /2012

INTRODUÇÃO

“Este trabalho apresenta diversas conceituações, dentre elas, o que vem a ser conservadorismo, tradicionalismo e progressismo na visão multidisciplinar de historiadores, sociólogos, filósofos e cientistas sociais”.(p.1).Stelmacki esclarece ao longo deste texto o conceito conservadorismo suas características, consequências e as mudanças sociais. Portanto, o conservadorismo, que nada mais é que a resistência às mudanças em geral que ponham risco à hegemonia de uma classe e/ou estamento, é totalmente diferente de tradicionalismo que é no seu cerne apenas a conservação de alguns dos aspectos culturais de um dado grupo ou sociedade.

UMA ANÁLISE A RESPEITO DO PENSAMENTO CONSERVADOR

O conservadorismo é uma visão social de mundo que será construída em oposição a uma outra visão social. Podemos verificar-nos mais diferentes espaços sócio-culturais contemporâneos o uso corrente dessa expressão, não só em termos da vida cotidiana, mas também em estudos aprofundados que objetiva dar conta dos mais diferentes aspectos desse fenômeno histórico, o conservadorismo. O conservadorismo, portanto, é próprio de uma sociedade de classes, onde há conflito, oposição de interesses políticos, sociais e econômicos.
Portanto, tomando por referência Silva e Silva (2005), o conservadorismo é a tendência política que se caracteriza pela deliberação de manter inalterada a ordem econômica, social e política vigente. O termo conservadorismo é encontrado também na filosofia que, em geral, atribui a essa tendência um corpo de caráter comumente ideológico. (p.1).

Os dos primeiros pensadores modernos do conservadorismo foi Edmund Burke, Para ele, os direitos das pessoas estão mais bem assegurados quando o estado funciona plenamente, o que depende, dentre outros fatores, da

Relacionados