Fichamento de pratica de formação docente, sobre o texto de abreu, martha, dantas, carolina vianna & mattos, hebe. em torno do passado escravista: as ações afirmativas e os historiadores. in: contijo, rebeca, magalhães,

690 palavras 3 páginas
ABREU, Martha, DANTAS, Carolina Vianna & MATTOS, Hebe. Em torno do passado escravista: as ações afirmativas e os historiadores. In: CONTIJO, Rebeca, MAGALHÃES, Marcelo & ROCHA, Helenice (orgs). A escrita da história escolar. Memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009, p. 181-107.

No começo do capitulo as autoras dão ênfase as reivindicações politicas de reparação por parte dos grupos que foram oprimidos em algum período da história, elas também fazem um levantamento do que o passado de um grupo faz com que sempre volte ao presente, através de histórias narrativas.
Com isso como ficam os historiadores? Como fica o passado como presente politico? Para responder essas questões as autoras usam de dois argumentos: Primeiro é a justificativa e leituras do passado presente em documento e livros educacionais do ensino Fundamental, que serve para o dever de memória das ações que se afirmaram no Brasil: “(...) diretrizes curriculares nacionais para e educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e cultura Afro- Brasileira. (...)” (ABREU, DANTAS E MATTOS) Em segundo elas irão colocar o foco em acontecimentos recentes, como a imprensa, envolvendo os historiadores sobre as politicas governamentais de ação que conferem direitos especiais às populações afrodescendentes.
“(...) Desde então as discussões cresceram muito e tomaram corpo quando o Estado, através de suas inúmeras agências, começou a intervir diretamente, propondo ações e políticas sobre a questão. Por exemplo, cota nos concursos do funcionalismo publica apoio do Inera as comunidades quilombolas, verbas especiais para a pesquisa e saúde dos afrodescendentes, cotas nas universidades publicas, preferencia para a obtenção os financiamentos do Prouni e políticas educacionais e culturais especiais implementadas pelo MEC. (...)” (ABREU, DANTAS E MATTOS).
Por este fato, as autoras mostram que o governo brasileiro busca um modo de introduzir na área de educação, as politicas de ações

Relacionados