Fichamento de " Nunca fomos tão participativos" de Ermínia Maricato

664 palavras 3 páginas
Universidade Federal do ABC
Gestão Urbano-ambiental
Nome: Larissa Criscuolo

"Nunca fomos tão participativos de Erminia Maricato
Carta Maior, 2007"

Autor:
Erminia Maricato,2007
Assunto:
Trata-se de um paradoxo da condição política urbana, em que ao mesmo tempo em que se tem muitas instituições como o Fórum Nacional da Reforma Urbana, Conselho das Cidades, apesar de terem grande participação, essa participação não é ou é pouco politizada, não tendo assim uma representação. O mesmo ocorre com os movimentos sociais quem não apresentam uma crítica e os conflitos urbanos por moradia que são resolvidos com a autoconstrução ilegal, ambientalmente predatória e socialmente injusta.
Síntese:
A autora faz uma crítica ao se referir a movimentos sociais e ONGs dizendo que a preocupação por melhores condições de vida apresenta uma falha, essa crítica é feita num cenário dividido e fragmentado, tomando a parte pelo todo, é muito restrito e não considera as condições do capitalismo. Principalmente quanto ao neoliberalismo que ao exigir um corte de gastos públicos, acaba por fim a aumentar gastos sociais devido ao desemprego gerado. Outro exemplo de seus malefícios foi não ter a oportunidade de fazer a reforma agrária no Brasil, pois a grande propriedade ganhou uma nova força reafirmando o papel que a globalização nos delegou no mercado internacional: produtores de grãos, madeira, minérios, carne, celulose e álcool.
A partir de 1980, a diminuição do crescimento econômico atrelado ao desemprego massivo e ao recuo das políticas sociais trouxe a volta de epidemias, maior violência urbana atrelada ao aumento do número de favelas. A ideia de Estado mínimo neoliberal a partir de gastos em políticas de transporte, moradia e saneamento impactaram profundamente as cidades ao mesmo tempo em que havia uma transferência de recursos públicos para a esfera financeira privada através do pagamento de juros da dívida.
Há uma grande diferença entre processos participativos e os

Relacionados