FICHAMENTO DE LEITURA Cinema E Hist Ria

270 palavras 2 páginas
FICHAMENTO DE LEITURA

Faculdade Projeção
Aluno: Aline Silva Rodrigues
Disciplina e Turma: Teoria da História – 2AN

Fichamento de capitulo: Coordenadas para uma pesquisa.

Bibliografia básica:
FERRO, Marc. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Nascido em 1924, Marc Ferro logo demonstrou seu interesse pela História. No início da carreira, teve muitas dificuldades para se inserir no universo acadêmico fechado francês. Mas foi auxiliado pelo historiador Fernand Braudel, que soube reconhecer seus talentos. Como acadêmico, foi co-diretor da revista Les Annales (Économies, Sociétés, Civilisations), ensinou na l’École polytechnique, foi diretor de estudos na IMSECO (Institut du Monde Soviétique et de l’Europe Central e Oriental), membro do Comitê de redação do Cahiers du monde russe et soviétique e professor visitante nos EUA, Canadá, Rússia e Brasil. No mundo acadêmico, Ferro é mais conhecido por ter sido o pioneiro, no universo historiográfico, a teorizar e aplicar o estudo da chamada relação cinema-história. A obra de Marc Ferro e a contribuição que ela traz para o domínio da história permite-nos considerá-lo como um dos grandes historiadores da atualidade.

“Hoje o cinema conversa essa função primeira, que foi estendida à medicina. A instituição militar também o utilizou desde o início, por exemplo, para identificar as armas do inimigo.” (p.15)

“seus pioneiros passaram a intervir na História com filmes, documentários ou de ficção, que, desde sua origem, sob a aparência de representação, doutrinavam e glorificavam.” (p.15)
“Simultaneamente, desde que os dirigentes de uma sociedade compreenderam a função que o cinema poderia desempenhar, tentaram apropriar-se dele e pô-lo a seu serviço:” (p.16)

“Sem dúvida, esses

Relacionados

  • Eco Umberto Como se faz uma tese
    86014 palavras | 345 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas