FIchamento de La idea de America Latina: la herida colonial y la opcion decolonial- Walter Mignolo

612 palavras 3 páginas
Texto: Walter Mignolo - La idea de America Latina: la herida colonial y la opcion decolonial

O texto expõe a crítica de Mignolo a respeito da colonialidade europeia em relação a América Latina. Mignolo transcorre todo uma linha histórica, criticando toda a convicção de superioridade por parte dos europeus sobre os seus territórios dominados durante o colonialismo, a qual criou uma noção de América e América Latina totalmente eurocentrificada. E é exatamente sobre esse ponto que Mignolo disserta, tentando decolonizar essa idéia colonial das Américas.

Primeiramente é pautada a idéia de descobrimento da América, uma idéia totalmente imperialista, porém estudada e levada como conhecimento geral da Históra do mundo. Além dessa idéia imperialista de descobrimento, o que se via também era uma imposição de doutrinas e pensamentos europeus, considerados pelos mesmos com uma verdade absoluta e se julgavam com o dever de transmití-los pelo mundo afora, ignorando toda a cultura e pensamento dos povos que '' descobriam ''.

Foi exatamente o que ocorreu na América, os povos possuíam tecnologias até mais avançadas que a dos Europeus, como os Maias, entretanto eram julgados como inferiores, ignorantes religiosamente, e eram submetidos a um colonialismo de doutrinas e pensamentos jamais vistos, tudo isso com a justificativa ocidental de propagação da modernidade. Pensamentos, aqueles, que até hoje se encontram nos nossos livros de História.

Outra idéia bastante criticada por Mignolo, é a reinvenção europeia, muito influenciada pelos franceses, depois de suas independências, da América Latina, que ganhou força devido a elite criolla americana, devido a sua descendência europeia.

Para Mignolo essa latinização da América, nada corresponde aos povos naturais do continente e os descendentes de africanos que aqui viviam na época colonial. Essa designação só faz alusão a cultura, religião e língua da elite criolla que aqui vivia. Foi ignorado totalmente as diferenças de

Relacionados

  • Fichamento MIGNOLO, Walter D.
    1335 palavras | 6 páginas