FICHAMENTO DE KALILLA OFICIAL

1411 palavras 6 páginas
UNIJORGE- UNIVERSIDADE JORGE AMADO
COLEGIADO DE PSICOLOGIA CAMPUS PARALELA

TATIANA DE SOUZA PEREIRA

FICHAMENTO

SALVADOR-BA,
2015
TATIANA DE SOUZA PEREIRA

FIGUEIREDO, L.C.M. E SANTI, P.L.R..PSICOLOGIA: UMA (NOVA) INTRODUÇÃO.SÃO PAULO: EDUC, pp 1-20, 1977.

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Historia da Psicologia, do curso de Psicologia, da UNIJORGE, como parte da avaliação referente ao 1° semestre.

Docente: Kalilla Barbosa

SALVADOR-BA,
2015
FIGUEIREDO, L.C.M. E SANTI, P.L.R..PSICOLOGIA: UMA (NOVA) INTRODUÇÃO.SÃO PAULO: EDUC, pp 1-20, 1977.

Este livro revela aos leitores uma nova visão sobre a psicologia contemporânea que sofre, constantemente, intensas modificações no modo de estudar, avaliar e aplicar essa ciência no dia-a-dia das sociedades, já que estas são plurais, multifacetadas e necessitam de um território peculiar, independente no modo de pensar e agir. Além disso, os autores tornam essencial o papel de um psicólogo, profissional indispensável para melhor delinear as reflexões sobre a vida dos homens no âmbito sociocultural, destacando também a psicologia na ciência e pesquisa, proporcionando uma visão crítica e abrangente.
Os autores inferem que criar novos caminhos para uma ciência e, em especial a psicologia é algo complexo; entretanto, afirmam que construir valores voltados e dados ao profissional, o psicólogo, são meios que tornam essa ciência única, própria e livre no desenvolvimento do saber que até tempos remotos era abrangido, de modo que o restringia, por outras áreas do conhecimento, como a filosofia antiga que incorporavam aos estudos da mente uma linhagem sobre o comportamento, e até hoje faz parte da psicologia científica; além de, na modernidade, os físicos, anatomistas, médicos e filósofos tratarem da voluntariedade, ou não, do comportamento dos homens serem atrelados à uma questão intrínseca que conduziam suas ações. Outras áreas, como a

Relacionados