Fichamento de garibaldi & manoela

478 palavras 2 páginas
FICHAMENTO

1. Referências Bibliográficas: Guimarães, Josué, 1921-1986. Garibaldi/Josué Guimarães; adaptado de Jimi Joe... / et.al./--Porto Alegre: L&PM, 2003.51p. ; 21cm. – (Coleção É só o Começo).
2. Objeto: Garibaldi & Manoela: Uma História de Amor
3. Objetivos: “[...] diminuir a distância entre o leitor e o livro. Textos originais, da literatura brasileira foram adaptados, reduzidos e enriquecidos com notas históricas, geográficas e culturais, inclusive mapas, para auxiliar na leitura e compreensão do texto.” (p.47)
4. Metodologia: O livro está dividido em 17 capítulos. O texto foi adaptado numa linguagem mais simples, para ler com mais facilidade. Para ajudar, aparecem ao longo do texto algumas notas históricas, geográficas e culturais. Vai encontrar também, depois da narração, ideias para pensar, conversar, debater, escrever. E ainda sugestões de outras leituras, de filmes e até de sites da internet. O texto relata sobre o valente marinheiro italiano Giuseppe Garibaldi que vem ao Brasil e participa da Guerra dos Farrapos, ao lado do general Bento Gonçalves. Aqui, conhece a jovem Manoela, sobrinha de Bento, e se apaixona por ela. Mas era um amor sem futuro. Josué Guimarães escreve um romance de amor belo e triste, que se desenrola no meio de uma das grandes guerras da história do Brasil. Durante dez anos, entre 1835 e 1845, homens e mulheres de grande valor lutaram pela república e pela liberdade.
5. Principais conceitos:
Fandangos – “o fandango era o baile popular, com danças animadas por violão e sanfona (no Rio Grande do Sul chamada de gaita).” (p.16)
Escravos – “uma das questões envolvidas na Guerra era o escravismo. Alguns dos comandantes farrapos queriam a libertação dos escravos, mas outros não. O fim da escravidão só acontece em 1888, 43 anos depois de acabada a Guerra dos Farrapos.” (p.22)
Imperiais – “imperiais eram os soldados que lutavam contra os farroupilhas e a favor do Império

Relacionados

  • garibald
    482 palavras | 2 páginas