Fichamento de FERNANDES, Maria José da Silva - avaliacoes paulistas na visao professores

642 palavras 3 páginas
Fichamento de texto
Titulo:
“AS RECENTES REFORMAS EDUCACIONAIS PAULISTAS NA VISÃO DOS PROFESSORES”
Autor:
Maria José da Silva Fernandes
Referencia Bibliográfica:
FERNANDES, Maria José da Silva. As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 26, n. 3, dez. 2010 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 30 out. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300005.

Temática:
Avaliações externas em São Paulo.
Objetivo geral:
A partir de entrevistas, descrever como os professores da educação pública de São Paulo avaliam as politicas públicas de avaliação da educação, e como as avaliações e a preparação para essas provas implicam no dia a dia deles.

Objetivos específicos:
Entrevistas com Professores sobre politicas públicas de avaliação.
Metodologia:
Impirica, e bibliográfica.
Debate teórico:

Desenvolvimento:
Na introdução a autora fala que as politicas publicas da educação atuais ganharam caracteristicas econômicas ao que se diz a gestão escolar, e que elas transferiram a responsabilidade pelas ações, aos sujeitos, no caso, gestores, e que cabe a eles o as ações a serem tomadas depois de fracassos ou mudanças. São entrevistados 30 professores de 3 resgiões diferentes de SP entre 2006-2008, do segundo ciclo do ensino fundamental. Fala de mudanças no trabalho dos professores após as politicas educacionais e os resultados dessas mudanças no dia a dia e na perfórmance dos professores.
Segunda parte: As escolas públicas estaduais paulistas e as reformas educacionais recentes; Nesta parte a autora começa falando sobre as politicas educacionais iniciadas nos anos 90 e modificadas nos anos 2000, sem aprofundar sobre quais são essas politicas, e fala que a visão das politicas negligenciou as difereças nos sistemas de ensino e as unidades escolares, se baseando em reformas exigidas por organismos internacionais. Logo em segida

Relacionados