Fichamento de direito previdenciário referente ao capítulo 5 – do planejamento orçamentário – p. 87 – 118, livro “o sistema único de saúde e suas diretrizes constitucionais”, de mônica de almeida magalhães serrano

Páginas: 3 (594 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Fichamento de Direito Previdenciário
Referente ao capítulo 5 – DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO – p. 87 – 118, livro “O Sistema Único de Saúde e Suas Diretrizes Constitucionais”, de Mônica de AlmeidaMagalhães Serrano


Considerando que o orçamento público deve buscar a harmonia entre a arrecadação de receitas, efetivação de gastos e a busca do bem–estar social, a Constituição Federal explicitacomo deve ser todo o planejamento orçamentário. A Lei complementar sobre finanças públicas – Lei de Responsabilidade Fiscal – trouxe um enorme avanço ao estabelecer normas de finanças públicas, voltaspara a responsabilidade fiscal. Ademais, o artigo 165 da CF, dispõe sobre os instrumentos para a feetivação do planejamento orçamentário, quais sejam, o Plano Plurianual, as diretrizes orçamentáriase os orçamentos anauais. Não pode-se esquecer que que o texto constitucional estabelece algumas despesas vinculadas, dentre elas o da saúde, adisposta no artigo 198 da CF, deixando clara arelevância conferida a tais valores.
Ademais é importante citar os princípios aplicáveis ao planejamento orçamentário:
- Princípio da Unidade: O orçamento deve estar contido em uma única peça, além deexistir um orçamento para cada esfera política.
- Princípio da Universalidade: O orçamento deve conter toda a estimmativa de receitas, bem como a previsão de todas as despesas, conforme prescreve a Lei4320/64.
- Princípio da Anualidade: A previsão das despesas e receitas no planejamento orçamentário será realidazada pelo período de um ano ou um exercío financeiro, além de estar em consonância com oplano plurianual e as diretrizes orçamentárias.
- Princípio da Não Afetação ou Não Vinculação: Decorre da previsão constitucional contida no art. 167, IV que proíbe a vinculação de receita de impostosa órgão, fundo ou despesa, com algumas ressalvas.
- Princípio da Especialização: As despesas e receitas devem ser detalhadas, não sendo possível a previsão genérica, conforme dispõe o artigo 5....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento capitulo 5 e 15- Direito constitucional, Alexandre de Moraes.
  • Sistema Unico De Saude Base Legal Principios E Diretrizes
  • FICHAMENTO TEORIA PURA DO DIREITO CAPITULOS 2 5
  • Fichamento do livro curso de direito constitucional tributário
  • Conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS): organização, princípios e diretrizes.
  • SIATEMA ÚNICO DE SAÚDE , PRINCIPIO E DIRETRIZES
  • Sistema unico de saude
  • Sistema Único de Saúde (SUS)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!