FICHAMENTO De Desigualdades Raciais e Segregação Urbana em Antigas Capitais Antonia dos Santos Garcia

2903 palavras 12 páginas
FICHAMENTO De
Desigualdades Raciais e Segregação Urbana em Antigas Capitais
Antonia dos Santos Garcia

Maio/2013
DuBois: “Salientou para os negros, a dupla consciência de raça e de nacionalidade foi e continua sendo condição para integração social e política”. (P.18)
Milton Santos: “disse sobre a nossa sociedade racista, sentindo-se, como os demais negros brasileiros - sobretudo aqueles que formam a base da pirâmide social-, um cidadão de segunda classe, nos faz refletir sobre relações sociais altamente hierárquicas, tão desiguais a ponto de fazerem um cidadão do mundo como ele se sentir um subcidadão no próprio país”. (P.25)
Guimarães: “O racismo brasileiro atravessou, grosso modo, duas grandes fases: a discriminação de classe e de sexo, que gerava segregação, de fato, em espaços públicos e privados (praças, ruas, clubes sociais, bares e restaurantes, etc.); e a fase atual, em que com a discriminação e a segregação raciais sob mira, apenas os mecanismos de mercado (discriminação de indivíduos e não de grupos) ou psicológicos de inferiorização características individuais (autodiscriminação) permitem a reprodução das desigualdades raciais”. (P.26)
Luiz Aguiar Costa Pinto: “Enfrentar a questão racial no Brasil, inclusive no meio acadêmico, não é tarefa fácil”. (P.28)
Ruth Landes: “Acho que o cônsul brasileiro também se surpreendeu, quando estive no seu escritório em Nova York para obter o meu visto e expliquei esse propósito. Negros! Exclamou – mas por que você deve estudá-los? Não são diferentes dos outros cidadãos do meu país! E pediu para ver minha ficha policial”. (P.28)
Antonio Sérgio Guimarães: “alerta que qualquer estudo sobre racismo no Brasil deve observar que “o racismo é um tabu” (...), pois “os brasileiros se imaginam uma democracia racial que é fonte de orgulho nacional” e, na comparação com outras nações, serve “como prova inconteste de nosso status de povo civilizado”. (P.29)
Claude Lévi: “ao analisar a relação entre história

Relacionados

  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas
  • Enfermagem 2012
    230816 palavras | 924 páginas