Fichamento de citação do livro: gastronomia no brasil e no mundo. por: dolores freitas e guta chaves. capítulo 6: a influencia da gastronomia francesa

1915 palavras 8 páginas
Fichamento de Citação do livro: Gastronomia no Brasil e no Mundo. Por: Dolores Freitas e Guta Chaves. Capítulo 6: A influencia da Gastronomia Francesa
“Não há dúvida de que o boom do aperfeiçoamento dos profissionais de cozinha ocorreu na Idade Moderna, na França. Foi nesse período que os chefs evoluíram em técnica e criatividades” (p.103)
“É curioso notar que na mesma época da Revolução Francesa (1789), em que povo exigia “pão”, os restaurantes nasciam não apenas para atender a nobreza, mas à burguesia. Esta classe, tendo cada vez mais poder econômico, comia não só brioches como também o mais elaborado acepipes.” (p.103)
“Com o restaurante, desenvolveu-se também o conceito de restauração [...] É nesse momento histórico que acontece a profissionalização dos setores da gastronomia.” (p.104)
“O incentivo que os reis franceses deram aos chefs e suas equipes foram decisivos para a hegemonia da cozinha francesa [...] (p.104)
“O cardeal Richelieu foi o arquiteto do absolutismo na França e da liderança francesa na Europa. No âmbito da cozinha, participou da criação do molho de maionese [...] (p.104)
“Além de grande incentivador da arte, Luís XIV oferecia grandiosos banquetes, verdadeiros espetáculos. No que diz respeito aos hábitos à mesa, o monarca não era lá um refinado gourmet; ao contrario, tinha hábitos pantagruélicos [...] (p.105)
“Nessa época, o peru tornou-se prato de luxo. Esse ingrediente do Novo Mundo foi levado pelos padres jesuítas para Europa. Fez tanto sucesso que por um bom tempo dominou os banquetes, a despeito do ganso e do pato.” (p.105)
“No reinado de Luís XIV, os legumes tinham muita importância e dividiam espaço com as carnes. Nos jardins do Palácio de Versalhes, legumes e verduras como aspargos, ervilhas e alfaces eram cultivados lado a lado com as flores e as plantas ornamentais.” (p.105)
“Quanto aos profissionais de cozinha, esses tiveram grande reconhecimento real. Luís XIV prestigiava os que se destacavam e toda sua equipe com títulos

Relacionados