Fichamento de citação BAZERMAN

678 palavras 3 páginas
BAZERMAN, Charles. Escrita, Gênero e Interação Social. São Paulo: Cortez, 2007. Pp.110-118.

Segundo Bazerman (2007) as relações sociais permitem o desenvolvimento do self, que dão sentido às experiências e podem oferecer apoio, importantes elementos no processo de adaptação, principalmente em momentos de transição da vida adulta. Cabe a cada cidadão interagir e focalizar o desenvolvimento na interação social, tendo consciência de que ao longo do caminho visando o sentido de progredir e se adequar através do processo de desenvolvimento.

“O desenvolvimento da linguagem está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento do individuo como ser social, aos seus relacionamentos e cooperação com outras pessoas, aos seus sentimentos de segurança e ansiedade, a totalidade de suas emoções, a sua proximidade e distanciamento em relação aos outros e a sua consciência de si e dos outros.” (p.110).
“Várias tradições tem levado em consideração a relação entre o desenvolvimento da linguagem e a formação de selves sociais comunicativos e ativos. [...]” (p.111).
“[...] É a partir da descoberta de uma variedade de sensações de segurança, de inquietação interpessoal e de terror na interação que a criança forma um senso do self (o bom self –a variedade de ações e interações em que me sinto seguro), as áreas limites de insegurança e ansiedade (o mau self) e aquelas interações e atividades além da percepção coerente e de uma possível participação já que estão profundamente imbuídas de extrema ansiedade (o não- eu- o âmago das sensações mais esquisitas).” (p.112).
“O sistema do self se desenvolve a partir de estados afetivos nos quais alguns comportamentos são percebidos como mais confortáveis e seguros, enquanto outros como mais ansiosos ou esquisitos ou insuportavelmente avessos, não importando quão intenso seja o impulso ou a força da necessidade.” (p.113).
“Embora talvez, parcialmente dirigidas por imperativos biológicos, às complexas trajetórias de vida e as transformações do

Relacionados

  • Fichamento
    19497 palavras | 78 páginas
  • Produção textual acadêmica
    39527 palavras | 159 páginas
  • Processos gerencias
    25894 palavras | 104 páginas