Fichamento de citações: O Egito Antigo - Ciro Flamarion Cardoso

Páginas: 6 (1296 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
Universidade Federal de Mato Grosso
Campus Rondonópolis
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de História
FICHA DE CITAÇÕES:
O EGITO ANTIGO – CIRO FLAMARION S. CARDOSO

ALUNO (?)

Rondonópolis - MT, 14 de julho de 2014.

CARDOSO, Ciro Flamarion. O Egito Antigo. São Paulo: Brasiliense, 1992.
“A FALÊNCIA DA “HIPÓTESE CAUSAL HIDRÁULICA”
“Os trabalhos recentesmostraram que o sistema egípcio de irrigação por tanques tinha um caráter local a princípio: não há qualquer prova de uma administração centralizada de redes de irrigação até o Reino Médio (...)” (p. 8)

ECONOMIA E SOCIEDADE
“As técnicas de produção utilizadas pelo Egito faraônico se fixaram na sua maioria - como ocorreu na Mesopotâmia - durante o surto de inovações tecnológicas que se estendeaproximadamente de 3200 a 2700; depois houve algumas invenções isoladas e aperfeiçoamentos, mas não qualquer mudança radical do nível tecnológico.” (p. 9)
“As atividades agrícolas eram o setor fundamental da economia agrícola antiga.”
“(...) A vida agrícola se desenvolvia segundo um ciclo bastante curto, se considerarmos as produções básicas - cereais (trigo duro e cevada em especial) e linho - , emfunção das três estações do ano que eram típicas do país: a inundação (julho-outubro), a “saída” ou o reaparecimento da terra cultivável do seio das águas, época da semeadura (novembro-fevereiro), e a colheita (março-junho).” (p. 10)
“(...) um dos traços mais visíveis da economia egípcia antiga era, sem dúvida, o estatismo faraônico: a quase totalidade da vida econômica “passava” pelo rei e seusfuncionários, ou pelos templos. Estes últimos devem ser considerados parte integrante do Estado, mesmo se, em certas ocasiões, houve atritos entre a realeza e a hierarquia sacertotal; aliás, os bens dos templos estavam sob a supervisão do tjati, espécie de “primeiro-ministro” nomeado pelo faraó.” (p. 13)
“A sociedade do Egito antigo tinha, no vértice da hierarquia social, o rei, considerado umdeus, o intermediário necessário entre seu povo e os outros deuses (...) A família real (normalmente numerosa), os sacerdotes e funcionários de alta hierarquia, as grandes famílias provinciais”. (p. 15)

O PODER: SINOPSE DA HISTÓRIA FARAÔNICA
A unificação
“Os primeiros sinais de atividades agrícolas foram descobertos em sítios arqueológicos do extremo ocidental do Deita, do Fayum e do MédioEgito, e mostram o desenvolvimento de grupos sedentários plantando cereais e linho, fabricando cestas, tecidos, cerâmica grosseira, variados instrumentos de sílex e outras pedras.” (p. 16)
“Não há dúvida, porém, de que a unificação definitiva haja resultado de uma conquista que progrediu no sentido sul-norte. (...) Um certo “Escorpião”, rei ou chefe de uma confederação tribal, reuniu sob o seu podero território que se estende de Hierakômpolis, ao sul, até Tura, ao norte de onde depois surgiria a cidade de Mênfis, sem chegar a tomar o Delta.” (p. 17)

O III milênio:
Dinástico Primitivo, Reino Antigo e Primeiro Período Intermediário
“O Dinástico Primitivo compreende as três primeiras dinastias históricas e ocupa o período 2920 - 2575. (...) Tudo indica ter sido a fase em que, aos poucos,se foi edificando a organização política e fiscal que encontramos já bem definida sob o Reino Antigo. Foi também quando se fixou a escrita hieroglífica.” (p. 18)
“O Reino Antigo compreende as dinastias IV a VIII, entre 2575 e 2134, com apogeu na primeira de tais dinastias, época da construção de enormes sepulcros, as três grandes pirâmides de Guiza, perto de Mênfis, pelos faraós Khufu (o Quéopsdos gregos), Khafra (Quéfren) e Menkaura (Miquerinos).” (p. 19)
“(...) o Primeiro Período Intermediário, que compreende as dinastias IX e X, e a primeira parte da XI (2134-2040). Os nomarcas agiam como pequenos reis. A economia declinou, negligenciando-se os trabalhos agrícolas e de irrigação. Uma terrível revolução social marcou o início da nova época. Nômades asiáticos aproveitaram a confusão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento De O Egito Antigo De Ciro Flamarion 2
  • Ciro flamarion cardoso
  • O Egito Antigo Ciro Flamarion S
  • Sociedades do Antigo Oriente Próximo Ciro Flamarion Cardoso
  • Resumo
  • Fichamento de Resumo
  • Ciro flamarion cardoso
  • Fichamento: a américa pré-colombiana de ciro flamarion s. cardoso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!