Fichamento de citação

Páginas: 21 (5093 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
CAMPUS JUVINO OLIVEIRA – ITAPETINGA – BAHIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FICHAMENTO


Bagno, Marcos. A língua de Eulália. São Paulo: Contexto, 2012.

1. A CHEGADA

1.1-“ Professora de língua portuguesa e linguística.” (p.10)

1.2- “Ela continua estudando, pesquisando, escrevendo.” (p.11)

1.3- “ A dona Irene ensina a gente pobre aler e escrever…” (p.11)

2. QUEM RI DO QUÊ?

2.1- “ […], A Eulália é um poço sem fundo de conhecimento e sabedoria. Todo dia aprendo uma coisa nova com ela.” (p.13)

2.2- “ A fala da Eulália não é errada: é diferente. É o português de uma classe social diferente da nossa, só isso.” (p.15)

2.3- “ São uns versos da Divina Comédia, de Dante. A tradução é difícil, mas significam algumacoisa como: “quem você, tão presunçoso, pensa que é para julgar de coisas tão elevadas com a curta visão de que dispõe”? (p.16)

3. QUE LÍNGUA É ESSA?

3.1- O mito da língua única

3.1.1- “ […] Quantas línguas se fala no Brasil?” (p.17)

3.1.2- “ […] “No Brasil só se fala uma língua, o português”. Um mito, entre outras definições possíveis, é uma ideia falsa, sem correspondente narealidade.” (p.18)

3.1.3- “ Primeiro, no Brasil não se fala uma só língua. Existem mais de duzentas línguas ainda faladas em diversos pontos do país pelos sobreviventes das antigas nações indígenas. Além disso, muitas comunidades de imigrantes estrangeiros mantêm viva a língua dos seus ancestrais: coreanos, japoneses, alemães, italianos etc.” (p.18)

3.1.4- “ […] não existe nenhuma língua queseja uma só.”(p.18)

3.2- Toda Língua varia

3.2.1- “[…] teríamos de levar em conta todos os elementos – chamados variáveis – que compõem uma variedade. É como se cada pessoa falasse uma língua só sua… (p.20)

3.3- Toda língua muda

3.3.1- “Porque toda língua, além de variar geograficamente, no espaço, também muda com o tempo. A língua que falamos hoje no Brasil é diferente da que erafalada aqui mesmo no início da colonização, e também é diferente da língua que será falada aqui mesmo dentro de trezentos ou quatrocentos anos!” (p.22)

3.4- História da norma - padrão

3.4.1- “ […] No momento em que se estabelece uma norma padrão, ela ganha tanta importância e tanto prestígio social que todas as demais variedades são consideradas “ impróprias”, “ inadequadas”, “feias”, “erradas”,“deficientes”, “pobre”…e esta norma padrão passa a ser designada com o nome da língua, como se ela fosse a única representante legítima e legal dos falantes desta língua.” (p.25)

3.5 – O que é o português não padrão?

3.5.1-“[…] No Brasil, portanto, não se fala “uma só língua portuguesa”. Fala-se um certo número de variedades de português, das quais algumas chegaram ao posto de norma-padrãopor motivos que não são de ordem linguística, mas histórica, social e cultural.” (p.28)

3.6 – Quem fala PNP?

3.6.1 – “[…] O domínio da norma – padrão certamente não é uma fórmula mágica que vai permitir ao falante de PNP “ subir na vida” automaticamente.” (p.30)

3.7 – O livro de Irene

3.7.1 – “Com base no conhecimento dessas diferenças talvez pudéssemos perceber as dificuldadesque se apresentam para o aluno que tem de aprender a norma – padrão. Poderíamos também, quem sabe, traçar novas estratégias de ensino, fugir da tradicional, que é autoritária e intolerante para com o que é diferente.” (p.31)

3.7.2 –“[…] - A diferença na forma como uma palavra é pronunciada é o que logo nos chama atenção e nos avisa que uma pessoa fala uma variedade diferente da nossa.(p.32)3.8 – O erro e o outro

3.8.1 – “ […] – Os gregos antigos, por exemplo, chamavam de bárbaros todos os povos que não falavam a língua grega.” (p.33)

3.8.2 – “ […] – No esforço enorme que temos de fazer diariamente para aceitar o outro, o diferente de nós, vamos incluir também a aceitação de uma língua diferente da nossa, mas que tem tanto parentesco com ela. Vamos ser humildes e tentar ver...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento de citação
  • fichamento de citação
  • Fichamento de Citação
  • Fichamento de Citação
  • Fichamento de citação
  • Fichamento de citação
  • fichamento de citaçao
  • fichamento e citação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!